segunda-feira, 9 de março de 2009

Coca-Cola Brasil apóia a coleta de 7,5 toneladas de materiais recicláveis no Sambódromo

Cooperativas cadastradas recolheram 7,5 toneladas de material reciclável durante o Carnaval. 60 catadores de 11 cooperativas trabalharam na coleta e separação de material reciclável nos dias de desfile e divulgação dos resultados das escolas.Uniformes dos catadores usam tecidos feitos com PET reciclado

A parceria entre Coca-Cola Brasil, Comlurb, Liesa e Riotur reedita em 2009 a ação de coleta seletiva no Sambódromo do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover a educação ambiental entre os foliões, as cooperativas cadastradas recolheram 7,5 toneladas de material reciclável, onde a renda gerada é revertida em proveito próprio. Esse ano a coleta ultrapassou em 33% o número do ano passado e traduziu, mais uma vez, compromisso ambiental firmado entre as parceiras.

A Coca-Cola Brasil trouxe o slogan “Faça bonito na avenida: RECICLE”. Os 60 catadores de 11 cooperativas cadastradas usaram uniformes feitos com tecidos a base de PET reciclado doados pela Coca-Cola Brasil e trabalharam na coleta e na separação do material reciclável, cuja venda é revertida em proveito próprio.

Esta iniciativa é um exemplo de como a Coca-Cola Brasil vivencia a plataforma Viva Positivamente. A plataforma de sustentabilidade reúne os princípios, valores e áreas de atuação prioritárias para que a operação do Sistema Coca-Cola Brasil continue crescendo de forma sustentável.

Segundo com Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade, “Viva Positivamente traz sólidos compromissos calcados em cinco áreas de desenvolvimento sustentável da companhia. São elas: performance, portifólio, planeta, pessoas e parceiros. A cada um deles correspondem metas e ações para o aprimoramento permanente e o crescimento sustentável do Sistema Coca-Cola Brasil. Em relação à operação propriamente dita, a empresa possui metas aspiracionais globais importantes, como neutralizar o consumo da água utilizada nos produtos e atingir 100% de reciclagem de embalagens”, complementa.

O camarote da Coca-Cola Brasil, localizado no setor 9, também foi todo decorado com a temática da sustentabilidade. Uma parede feita com 20 mil lacres de latas de refrigerantes é o grande destaque. Entre os objetos de decoração mais cobiçados estão os pufes feitos de garrafa pet. Toda a lona utilizada para fazer os outdoors da Coca-Cola Brasil na avenida será transformada em artigos de decoração do Carnaval de 2010.

Embalagens

Na área de embalagens, a Coca-Cola Brasil atua de forma direta, com uma série de iniciativas que já contribuíram para que o índice de reciclagem de latas se aproximasse de 100% e o de PET chegasse a 53,5%. Entre essas ações, destacam-se o programa Reciclou, Ganhou. Desenvolvido desde 1996 pelos fabricantes e o Instituto Coca-Cola Brasil, o programa apóia 50 cooperativas em 24 estados e a meta é chegar a todos os estados brasileiros até meados de 2009. Outra iniciativa é a parceria com o Instituto Wal-Mart, firmada em 2008, que prevê a instalação de estações coletoras de material reciclado, as Estações de Reciclagem, em quase 450 lojas da rede varejista, em todo o País.

A empresa também liderou o debate para autorizar a implementação no Brasil do sistema bottle-to-bottle, que permitirá a produção de novas embalagens a partir do uso de resina de PET reciclada. Atualmente, o processo encontra-se na fase de homologação de fornecedores por parte da Anvisa. A expectativa é de que, já no primeiro ano após sua aprovação, o índice de reciclagens de garrafas PET no Brasil cresça 15%, aproximando a indústria da meta aspiracional de 100%.

Sistema Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 34 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu quase R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

Além de estar presente na vida de grande parte da população através de seus produtos, a Coca-Cola Brasil atua de forma responsável e ética, sempre buscando a sustentabilidade em seus negócios, que também beneficie a sociedade e preserve o meio ambiente. O Instituto Coca-Cola Brasil gerencia os programas educacionais e ambientais de perfil transformacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Para saber mais, visite os sites www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Nenhum comentário: