quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Revelado o índice da criminalidade no Pará

[jorge Calderaro] Por ocasião da coletiva realizada ontem, que teve a participação da alta cúpula Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, foi divulgada a estatística de casos registrados somente na região metropolitana; furtos e roubos, em 2007 - 32.232, em 2008 - 44.673, registrando assim um aumento de 38,60%. Homicídios, em 2007 – 759, em 2008 - 1.057, um aumento de 39,26%, enquanto que os latrocínios que foram 120 no ano de 2007, caíram para 98 em 2008. Dos bairros de Belém, o Guamá foi considerado como o mais violento da cidade. O levantamento foi efetuado pelo DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômico do Pará.

Com essa estatística o secretário de segurança Geraldo Araújo, com firmeza considera os números preocupantes, e informa que “avalia como números que o preocupam, não são números bons, mas que dá uma direção ao Estado, para que ele possa priorizar suas ações de segurança pública”.

Enquanto isso uma família residente no bairro do Curuçamba, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, foi obrigada a sair da casa onde morava. Tudo começou em dezembro passado, quando o pai de família foi assaltado e ameaçado de morte se denunciasse os marginais à polícia. Uma semana após a casa da família foi invadida pela mesma quadrilha que novamente ameaçou de morte os donos da casa, não poupando nem mesmo os filhos menores do casal, de 7 e 8 anos de idade, tendo um dos marginais colocado a revólver na boca da criança, dizendo que ‘se não calasse a boca iria comer bala’. Sempre que precisam retornar a casa se fazem acompanhar de policiais. A polícia já abriu inquérito para acompanhar o caso.

Nenhum comentário: