quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fecomercio debate sobre o aumento de resíduos sólidos

Palestras serão ministradas com o objetivo de conscientizar
a sociedade para esse crescente problema


O aumento da quantidade de resíduos sólidos produzidos e quais as melhores maneiras de combate a esse sério problema na sociedade brasileira. Esses são os principais temas do Seminário sobre Resíduos Sólidos – A situação brasileira e as oportunidades que a Fecomercio realiza no dia 16 de junho, sob coordenação de José Goldemberg, presidente do Conselho de Estudos Ambientais de entidade.

Segundo Goldemberg, essa é uma grave questão pela qual passam as grandes cidades brasileiras. O acúmulo desses resíduos ocasiona uma série de danos ambientais, além de agravar o efeito estufa. Atualmente, outras cidades não conseguem resolver os destinos de sua própria produção e encaminham seus detritos para São Paulo, ocasionando um “turismo” desses materiais.

Além da presença do presidente do Conselho, o evento conta com a participação do engenheiro Fernando Antônio Wolmer, do setor de resíduos domiciliares e de serviços de Saúde da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambientail (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo.

Wolmer acredita que eventos como esse, organizados pela Fecomercio, são de suma importância no combate ao problema. “Antes se falava de tratamento de água, depois foi a vez do esgoto e agora se discute os resíduos sólidos. Cada reunião realizada é um passo à frente para maior conscientização da população”, afirma o engenheiro.

Segundo ele, já é feito um ótimo trabalho pela secretaria do meio ambiente. A fiscalização e a análise de novos projetos são as principais formas de combate realizadas pela Cetesb. Ele ainda complementa dizendo que a melhor forma para alcançar uma solução é diminuir a produção desse material, o que é chamado de “Produção mais limpa”.

Também estará presente Alberto Bianchini, vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e diretor para América Latina da ISWA – International Solid Waste Association.

Um comentário:

residuos solidos disse...

Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos ea produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.