O resultados da 3a Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em 2008, vão servir de base para a elaboração de políticas públicas ambientais nos 26 estados da federação,além do Distrito Federal.Começa no dia 2 de abril ciclo de oficinas para avaliar as propostas da conferência nos primeiros 10 estados. Os técnicos do Ministério do Meio Ambiente vão aproveitar os eventos para colher sugestões no sentido de aperfeiçoar a próxima edição do evento, prevista para 2010.
Até maio, a Secretaria de Articulação e Cidadania Ambiental do MMA pretende concluir as oficinas nos 26 estados. As principais propostas deliberadas dizem respeito à mitigação, adaptação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico e educação e cidadania ambiental. A primeira oficina de avaliação aconteceu na última qinta-feira (19), no Espírito Santo. Na reunião foram discutidas ações que podem ser implementadas nos estados para conter os efeitos das mudanças climáticas.
Os debates da 3ª CNMA ajudaram na elaboração do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima, lançado em dezembro do ano passado, que tem como meta reduzir o desmatamento da Amazônia em 70% até o ano de 2017. As deliberações também auxiliam os estados na criação de seus planos sobre o clima. Participaram da conferência governos, organizações não-governamentais, setores econômicos, formadores de opinião e sociedade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário