terça-feira, 17 de março de 2009

Crise econômica prejudica florestas

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York

Entre os efeitos negativos estão baixa demanda por madeira, diminuição de investimentos e de gerenciamento das matas.

Um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, sugere que a crise econômica mundial está prejudicando a situação das florestas.

De acordo com o estudo "Estado das Florestas Mundiais", entre os efeitos negativos estão a baixa demanda por madeira, a diminuição de investimentos e de gerenciamento das matas.

Metas

Segundo especialistas da FAO, a crise econômica e o aquecimento global causaram a necessidade de mais investimentos em ciência e tecnologia.

Numa nota, a agência da ONU expressou preocupação com a crise e a decisão de muitos governos de não levar adiante suas metas de mais investimentos no meio ambiente.

Pelo relatório da FAO, nas próximas décadas, a procura por derivados da madeira e serviços ambientais deverá aumentar, assim como o uso de madeira como fonte de energia.

Alemanha

No fim deste mês, cerca de 2 mil representantes de governos e da sociedade civil, especialistas e empresários devem se reunir em Bonn, na Alemanha, para o início de negociações sobre mudança climática.

As conclusões serão levadas à conferência internacional da ONU sobre o tema, marcada para dezembro na Dinamarca.

O encontro em Copenhague deve definir os termos do texto que substituirá a Primeira Parte de Cumprimentos do Protocolo de Kyoto, que expirará em 2012.

Para ouvir esta notícia clique em http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2009/09031610i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/160974.html

Nenhum comentário: