segunda-feira, 9 de março de 2009

Essencis Manufatura Reversa vai tratar adequadamente o CFC contido nos refrigeradores

Empresa traz ao mercado brasileiro a manufatura reversa, tecnologia mais avançada para tratamento de eletroeletrônicos que contêm resíduos perigosos, entre eles o gás CFC contido nos refrigeradores com mais de oito anos de uso.

A Essencis Manufatura Reversa, joint venture entre os Grupos Essencis Soluções Ambientais, líder no mercado ambiental brasileiro, e a SEG, empresa européia líder no setor de manufatura reversa de refrigeradores, prevê reciclar 300 mil refrigeradores este ano por meio do processo de manufatura reversa e impedir que 3.500 quilogramas de CO2 por refrigerador sejam enviadas ao meio ambiente, caso o refrigerador fosse destinado de forma incorreta. Esta semana, a companhia apresenta ao mercado brasileiro esta tecnologia, que é a mais avançada para este tipo de tratamento, durante participação na Ecogerma 2009 - Feira Internacional de Sustentabilidade, que acontece de 12 a 15 de março em São Paulo.

A manufatura reversa permite recuperar matérias-primas de produtos para que sejam reutilizados em outros processos industriais. A metodologia implica em desmontar, descaracterizar e reaproveitar partes recicláveis de equipamentos como refrigeradores, congeladores, computadores, condicionadores de ar, eletroeletrônicos, veículos, máquinas e produtos como pilhas, celulares, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros. Todo o processo é realizado por meio de equipamentos móveis, que podem ser levados para o local onde está o cliente, evitando o transporte dos produtos, o que minimiza riscos e reduz custos.

O que não pode ser reaproveitado é tratado e encaminhado para a destinação final adequada, como no caso do CFC contido nos refrigeradores, que agride a camada de ozônio e contribui para o efeito estufa. Após passar por um processo de criogenia e compressão, o CFC transforma-se em líquido permitindo o seu tratamento. Para se ter uma idéia do potencial de aquecimento global deste gás, cada tonelada de CFC gera 10 mil toneladas de CO2 equivalente.

“Oferecemos soluções que promovem o ciclo completo de sustentabilidade de produtos manufaturados, em especial de eletroeletrônicos. Isto quer dizer que os produtos após completarem o seu ciclo de vida não são descartados, passam por um processo de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento das partes recicláveis para reduzir seu impacto ambiental. Acreditamos que a vida útil dos eletrônicos está cada vez mais curta”, afirma Roberto Castillo Lopes, diretor superintendente da Essencis Manufatura Reversa.

A empresa trabalha também junto ao Governo Federal no Programa de Eficiência Energética. Esse projeto prevê a troca de 10 milhões de refrigeradores que têm mais de oito anos de uso, justamente para dar destino adequado a equipamentos mais obsoletos e que têm maior concentração de CFC. Todos esses refrigeradores, tratados de forma adequada por meio da manufatura reversa, darão uma economia de energia equivalente a uma usina do Rio Madeira.

Além disso, a Essencis espera a aprovação de uma metodologia para geração de créditos de carbono no mercado voluntário. Por meio deste método, a empresa pretende acumular entre 2,5 e 3,5 toneladas de CO2 por refrigerador processado. “Além de ser um novo mercado para a Essencis Manufatura Reversa, é um ótimo meio de preservarmos ainda mais o meio ambiente em que vivemos”, afirma Lopes.

Em operação desde 2008, a Essencis Manufatura Reversa tem por objetivo oferecer soluções alinhadas com um dos principais mandamentos da sustentabilidade: recuperar e reaproveitar ao máximo.

O CFC e o meio ambiente

O CFC é um gás também conhecido como clorofluorcarbono, responsável pela formação do buraco da camada de ozônio. Era empregado na indústria de refrigeração e na fabricação de sprays. As restrições à utilização começaram em 1989, quando o Protocolo de Montreal foi assinado por dezenas de países. Além disso, possui elevado potencial de aquecimento global.

O processo - A molécula de CFC é formada por cinco átomos (um de carbono, um de flúor e um de cloro). A incidência de radiação (emitida pelo sol) destrói a molécula de CFC. Um átomo de cloro é separado, que se une a uma moléculade ozônio, rompendo-a. Nessa reação, são criadas uma molécula de oxigênio e um de óxido de cloro. Esse óxido pode reagir novamente com uma molécula de ozônio, destruindo-a e liberando o átomo de cloro repetindo indefinidamente o processo.

Os efeitos da destruição da camada de ozônio

- Amplia a incidência dos raios ultravioleta, principalmente no Hemisfério Sul, ampliando o número de casos de câncer de pele e de catarata.

- Favorece a destruição do fitoplâncton, organismos aquáticos microscópicos, que servem de alimento para peixes e crustáceos, e que são também responsáveis por parte do oxigênio disponível na atmosfera.

Sobre a Ecogerma 2009

O evento, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha, conta com o apoio do governo da Alemanha e de diversas instituições nacionais e organizações mundiais, reunindo cerca de 200 expositores em uma área de 8.000 m², no Centro de Exposições Transamérica, em São Paulo. São esperados de 20 a 30 mil visitantes no evento, entre especialistas, empresários e consumidores – um público altamente interessado em adquirir novas tecnologias sustentáveis.

Sobre a Essencis Soluções Ambientais

A Essencis Soluções Ambientais traz no nome aquela que é a sua razão de ser: oferecer soluções ambientais eficientes, seguras e agregadoras de valor aos clientes e à sociedade como um todo. Fundada em 10 de setembro de 2001, é uma sociedade controlada por dois grandes e sólidos grupos empresariais: a Camargo Corrêa e a Solvi.

Ao longo desses anos, o Grupo Essencis consolidou uma posição de liderança em seu mercado de atuação, obtida graças à diversidade de suas tecnologias e à expertise do qualificado time de profissionais. São competências que se articulam em torno do conceito de soluções ambientais, com uma abordagem inovadora, que tem o cliente como eixo central de todas as atividades. A excelência no atendimento dos clientes é um dos principais valores da empresa. O domínio de tecnologias, somado ao conhecimento para utilizá-las de maneira inteligente e integrada, permite assegurar a melhor solução, com segurança, agilidade e a melhor relação custo-benefício.

Informações com Cristiane Pinheiro – clpinheiro@uol.com.br
Case Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa da Essencis Soluções Ambientais
Tel.: (11) 9992-9436 / 2476-7236

Nenhum comentário: