quinta-feira, 5 de março de 2009

Fórum mundial discute, na Turquia, impacto da mudança climática sobre a água

Os impactos das mudanças climáticas globais e a questão da água no mundo devem movimentar o V Fórum Mundial da Água, que acontece na Turquia entre os dias 16 e 22. O Brasil participa do evento, com uma delegação de 150 representantes que reúne autoridades dos governos, organizações não-goveramentais, consumidores e usuários dos recursos hídricos. Os brasileiros vão levar ao encontro, que contará com cerca de 20 mil participantes de mais de 150 países, a experiência em gestão de quem detém 75 por cento cento dos 2,5 por cento de água doce disponíveis no Planeta.

Os dados sobre a água no mundo são alarmantes. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), uma criança morre a cada 19 segundos em conseqüência dpoluição dos mananciais e mais de bilhão de pessoas não têm sequer acesso a água doce. Organismos não-governamentais estimam que 60 guerras em andamento no Planeta têm como pano de fundo a disputa pela água.

Por isso mesmo, o Fórum Mundial da Água, que acontece a cada três anos, tem como tema oficial do encontro de 2009: "Superando Divisores de Água". Organizador do evento, o Conselho Mundial da Água, com sede em Marselha, na França, propõe que os recursos hídricos sejam tratados como um bem sem fronteiras geográficas, culturais nem socioeconômicas.

Representante oficial do governo brasileiro, a Agência Nacional de Águas, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, vai propor discussões em torno do modelo de gestão de recursos hídricos em países federativos, gestão sustentável das águas subterrâneas, integração e disseminação de dados. O stand oficial do Brasil no encontro será montado pela ANA em parceria com a Itaipu-Binacional e usado pela comitiva brasileira para reuniões, encontros com autoridades e como estação de trabalho.

Nenhum comentário: