sábado, 7 de março de 2009

Inseticida biológico contra a dengue

Divulgação Fiocruz - Com a explosão do surto de dengue no Estado do Rio de Janeiro, vêm aparecendo também estudos sobre larvicidas naturais desenvolvidos por institutos de pesquisa.

Um deles é o biocida desenvolvido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). O produto foi elaborado exclusivamente a partir de uma substância da Piper solmsianum, uma planta da família da pimenta e nativa da Mata Atlântica. Ao ser colocado em um reservatório de água, mata 100% das larvas do inseto ali presentes, sem prejudicar a saúde humana ou as plantas próximas.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia também possui seu biolarvicida, igualmente inofensivo aos humanos e ao meio ambiente. Juntamente com o governo do Distrito Federal e a Bthek Biotecnologia, a entidade criou o inseticida biológico Bt-horus. O produto já foi testado em São Sebastião (DF) de janeiro a junho de 2007, conseguindo reduzir o índice de infestação no município de 4% para menos de 0,4%. Uma gota da substância para cada litro de água mata as larvas do Aedes aegypti em 24 horas.

O biocida da Fiocruz deve chegar ao mercado dentro de quatro anos. Mas o Bt-horus já está registrado na Anvisa e disponível para compra por órgãos do governo. No Estado do Rio, só a prefeitura de Rio das Ostras vem utilizando o biolarvicida.

Clarice Couto

Nenhum comentário: