sexta-feira, 6 de março de 2009

Mamíferos aquáticos ganham museu na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco

O museu que conta a história dos 30 anos do Projeto Peixe-Boi Marinho será inaugurado hoje na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. A solenidade de inauguração será a partir das 9h com a presença do presidente do ICMBio, Rômulo Mello, além de representante da Petrobras, que apóia a iniciativa e financia o Projeto Peixe-Boi Marinho, e de autoridades locais. Na ocasião, CMA lançará a sua nova logomarca.

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus) é a espécie de mamífero aquático mais ameaçada de extinção no Brasil. Chega a medir 4 metros e a pesar até 700 quilos. É exclusivamente herbívoro, de hábitos costeiros e necessita de água doce para sobreviver.

Sua distribuição vai do norte da América do Sul até o estado de Alagoas, tendo sido extinto na região entre a costa do Espírito Santo e Sergipe. A principal causa de extinção é a caça e, a destruição dos habitats (ambientes costeiros e estuarinos), representando forte pressão sobre a conservação da espécie.

O Projeto Peixe-boi Marinho, do CMA/ICMBio, vem realizando a reintrodução de peixes-bois marinhos no litoral nordeste do Brasil desde 1994. O objetivo de reforçar as populações, promovendo o aumento da variabilidade genética e restabelecer a única espécie de mamífero aquático herbívoro existente na costa brasileira em áreas de distrbuição histórica. A soltura de peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) em ambiente natural já é realizada no Brasil com sucesso.

Os animais que fazem parte deste programa são filhotes órfãos encalhados, resgatados e transferidos para a Unidade de Resgate e Reabilitação do CMA/ICMBio, localizada na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. Hoje, estima-se em pouco mais de 500 o número de indivíduos existentes na natureza.

Ao longo destes 14 anos de trabalho, foram devolvidos à natureza 25 indivíduos, em dez eventos de reintrodução. Destes, 10 são monitorados por equipes do Projeto. A espécie - o peixe-boi marinho - encontra-se criticamente ameaçada de extinção.

O Centro Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes é o centro responsável pelo Projeto Peixe-Boi Marinho. Para a execução do Projeto, o CMA conta com a parceria da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e com o patrocínio oficial da Petrobras.

Nenhum comentário: