sexta-feira, 6 de março de 2009

Meio Ambiente é proibido de comprar produtos que contenham amianto

O ministro Carlos Minc lembrou no encontro de ontem no Ministério da Saúde a portaria assinada por ele em janeiro deste no, proibindo a compra de qualquer produto que utilize o amianto em sua composição nas licitações efetuadas pelo MMA. Ele sugeriu que a medida seja tomada por outros ministérios, como forma de pressão para a eliminação do amianto. Será criado, também, um selo verde para empresas que não mais utilizem o produto.

Outra medida, ainda sem data para acontecer, será a realização da Feira Nacional de Tecnologias Limpas, onde as empresas nacionais e estrangeiras poderão divulgar produtos com tecnologias limpas , que já substituíram com eficiência o amianto por produtos que não causem danos à saúde humana.

Minc falou que será instituído um grupo de trabalho interministerial para elaborar propostas para um Plano Nacional de Qualidade do Ar, do governo federal, que deverá encampar as propostas discutidas na reunião e formular várias outras.

A portaria do MMA bane, inclusive, o uso de qualquer produto que tenha fibra de amianto. A medida visa proteger a saúde dos trablhadores que ficam expostos ao produto regularmente no dever de sua função, evitando que contraiam doenças como asbestose (doença crônica pulmonar que provoca endurecimento do órgão), câncer de pulmão e mesotelioma de pleura (membrana que reveste o pulmão), pericárdio (membrana que reveste o coração) e peritônio (membrana que recobre a cavidade abdominal.

Nenhum comentário: