sexta-feira, 13 de março de 2009

Minc acompanha Príncipe Charles em passeio ao Jardim Botânico

Programação oficial no Brasil termina na Amazônia, com visita à Flona Tapajós no Pará

O Príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles, foram recebidos nesta quinta-feira (12) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para um passeio pela deslumbrante paisagem do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento integra a programação da visita oficial de quatro dias do casal real britânico ao País.

No Jardim Botânico, após assistir à apresentação de um grupo de dança local, o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornuália cumprimentaram o público formado pela comuidade britânica do Rio, autoridades da Grã-Bretanha e ambientalistas, e falou brevemente com alguns presentes, entre eles o cacique Raoni e o ator Vitor Fasano, hoje Secretário Especial de Proteção e Efetivação dos Animais da Cidade do Rio de Janeiro.

Em seguida, Charles e Camilla visitaram a exposição Um Olhar Botânico, da artista botânica inglesa Margaret Mee, seguindo para uma caminhada até o Chafariz Central em companhia do ministro Minc e outras autoridades. Depois, sob uma centenária sumaúma, o casal real pesenciou a leitura de uma carta por jovens do projeto De Olho no Clima, uma iniciativa do Conselho Britânico para aumentar o conhecimento e a ação em torno do tema mudança climática no Brasil. Por fim, Charles plantou uma muda de Ipê Amarelo que registrará sua visita ao Brasil.

Antes da recepção pelo ministro Minc, a visita do príncipe e da duquesa ao Jardim Botânico foi iniciada pelo Museu do Meio Ambiente, onde foi oficializada uma parceria entre a ONG brasileira Conexão e a britânica The Prince's Youth Business International (YBI) para apoiar jovens empreendedores brasileiros no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte. A ONG britânica integra os esforços de Charles no campo social, reunindo programas em todo o mundo em prol de jovens empreendedores.

O princípe Charles retorna a Brasília, de onde segue amanhã (13) para uma reunião em Manaus com os governadores da Amazônia, na qual o meio ambiente também é a principal agenda. Ele visita, ainda, o Pará, onde pretende conhecer a Flona Tapajós, em Santarém, e a comunidade de Maguari, que habita a área de proteção gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Nenhum comentário: