O Ministério do Meio Ambiente vai propor aos estados do Ceará, Maranhão e Piauí o acompanhamento dos impactos ambientais do turismo em sua região litorânea. A idéia é a realização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para definir um leque de atividades que não degradem o meio ambiente. Hoje, o Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo (Proecotur) do MMA participa de oficinas do Grupo de Trabalho Interministerial que está elaborando o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Região Turística do Meio Norte.
O encontro reúne durante dois dias, em São Luís o Maranhão, representantes de 11 órgãos do governo federal e seis estaduais, que discutem estratégias de implementação do plano, que está em fase final de elaboração tendo como base o resultado das oficinas, já em sua terceira edição. Após sua finalização, ele será submetido a 13 consultas públicas, em reuniões entre os dias 18 e 30 de maio.
Para o coordenador do Proecotur, Alan Milhomens, a adoção de gestão ambiental sustentável é fundamental para os empreendimentos turísticos na região. A sobrevivência do turismo e a geração de emprego e renda dependem da preservação ambiental nos empreendimentos turísticos, explica.
As oficinas, coordenadas pelos ministérios da Integração e do Turismo, começaram em janeiro. Os debates abordam quatro temas principais: Ordenamento Territorial e Gestão Ambiental, Infra-Estrutura para o Desenvolvimento, Fomento às Atividades Produtivas Sustentáveis e Dinâmica e Inclusão Social e Cidadania. No último dia de reunião, os grupos apresentaras diretrizes formuladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário