segunda-feira, 9 de março de 2009

MMA reúne os 19 municípios que mais desmatam em Mato Grosso

Encontro faz parte da Operação Arco Verde promovida pelo governo nos estados da Amazônia

Rodada de seminários que o governo federal está promovendo nos estados amazônicos e que abre a Operação Arco Verde chega a Cuiabá, no Mato Grosso hoje (9). Do encontro participarão representantes de diversas secretarias do governo estadual ligadas à regularização fundiária, ao desenvolvimento econômico e ao meio ambiente, além de prefeitos dos 19 municípios que mais desmatam no Mato Grosso, segundo colocado na lista dos estados com maiores índices de desmatamento, além de representantes do setor produtivo e da sociedade civil.

O eixo de atuação da operação Arco Verde segue três etapas: Ações emergenciais de comando e controle, fomento às atividades de ordenamento territorial e fundiário e desenvolvimento sustentável, consideradas essenciais para o controle e combate ao desmatamento e à grilagem de terras públicas daAmazônia. Entre as medidas de fomento a atividades econômicas sustentáveis estão políticas de concessão de crédito, recuperação florestal, difusão de tecnologias, assistência técnica, entre outros.

Na sexta-feira, durante o seminário estadual da Operação Arco Verde, em Belém do Pará, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke falou para os prefeitos que o governo federal pretende visitar cada um dos 36 municípios da Amazônia Legal, alvos da operação, para acompanhar de perto a necessidade de cada região.

No encontro, Krakhecke afirmou que as políticas a serem desenvolvidas pela Arco Verde devem ser trabalhadas em todas as esferas do governo conjuntamente com a sociedade e precisam avançar muito na criação de alternativas econômicas para os municípios. Para ele, também é necessário relacionar os municípios que se destacam com iniciativas de replantio e outras ações que fortalecem o desenvolvimento sustentável.

No seminário de Belém foi apresentado aos participantes o Projeto Nacional de Gestão Ambiental Rural do MMA. Paulo Guilherme, diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, alertou os representantes estaduais e municipais para a necessidade de ações locais. "É preciso elaborar um plano local de desenvolvimento sustentável, com base territorial", disse.

Paulo informou que o MMA está à disposição das prefeituras para implementar o projeto. Destacou, também, a importância do zoneamento ecológico-econômico como delimitador das atividades econômicas na região. Aliado ao programa de regularização fundiária, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, o ZEE é uma ferramenta eficiente na gestão sustentável, disse.

Representantes do governo federal e estadual, secretários municipais de meio ambiente e técnicos dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, Cidades e do Desenvolvimento Agrário, além da Embrapa, Conab e Incra participaram do seminário de abertura da Operação Arco Verde no Pará. O estado foi escolhido para dar início às ações por liderar a lista dos campeões em desmatamento, com 12 de seus municípios na lista dos 36 que mais desmatam.

Nenhum comentário: