segunda-feira, 16 de março de 2009

Príncipe Charles visita projetos do MMA no Pará

Os projetos Couro Ecológico, Oficinas Caboclas e Produção de Óleos Vegetais, apoiados na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, em Santarém (PA), pelo Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), fizeram parte da exposição de produtos florestais durante visita do príncipe Charles no sábado (14) à comunidade de Maguari (Belterra), distante 35 quilômetros de Santarém.

Essas iniciativas foram implementadas com recursos do Projeto de Apoio ao Manejo Florestal Comunitário (Promanejo), executado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Na comunidade, o príncipe conheceu os processos de produção de produtos florestais. A programação incluiu, ainda, visitas a uma das casas de produção de farinha e ao telecentro, onde crianças desenvolvem atividades educacionais de computação. O príncipe fez caminhada de cerca de 500 metros pela trilha de ecoturismo "Bosque do Jutaí", onde assistiu a demonstrações de pesquisas sobre dinâmica da floresta, ciclos biogeoquímicos (carbono e água), solos e nutrientes, e sequestro de carbono, pesquisas desenvolvidas pelo Programa LBA (sigla em inglês de experimento de grande escala da biosfera-atmosfera) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) do do Ministério da Ciência e Tecnologia. Constam da programação também conversa com líderes comunitários e visita ao Projeto Saúde e Alegria.

A visita do príncipe à Flona do Tapajós teve apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O diretor-presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, representou o ministro Carlos Minc na comitiva que acompanhou o príncipe na visita à Flona.

Nenhum comentário: