sábado, 7 de março de 2009

Sistema permite plantio em calha com água de chuva

Os tradicionais reservatórios para a água da chuva, feitos com plástico ou madeira (e normalmente cobertos por limo) podem estar com os dias contados. Isso porque um equipamento bem mais bonito e criativo para o mesmo fim será apresentado ao público em um evento de design de interiores em setembro, em Vancouver, no Canadá.

O sistema, chamado de Cista, foi desenvolvido para ambientes urbanos, já que pretende ocupar menos espaço que os reservatórios tradicionais. E a diferença é que, além de aproveitar a água (colaborando para a economia com as contas de água e a menor pressão sobre a bacia hidrográfica que abastece a rede urbana), ele colabora para aumentar os espaços verdes na cidade.

A idéia é simples e original: uma coluna de 2,4 metros de altura, feita com aço inoxidável, atua como um tipo de "calha plantada". O Cista pode coletar cerca de 380 litros de água por vez, criando pressão suficiente para colocar em funcionamento uma mangueira para irrigação, que fica em um compartimento em sua base. Uma planta trepadeira, como a hera, é plantada também na base e naturalmente cresce sobre a estrutura.

Há ainda um indicador do nível da água que mostra se o Cista precisa de uma ajudinha, e o equipamento ainda pode ficar tanto na posição vertical, quanto na horizontal - tudo para que se torne o mais eficiente possível no uso deste bem tão escasso.

Nenhum comentário: