sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alunos e professores sem respostas pelo rádio

“venho através deste pedir (ao programa Escola Brasil) um esclarecimento ou mesmo uma ajuda. sou aluno do primeiro ano do segundo grau, moro na zona rural (...).”

Alunos como o Sérgio, de Mato Grosso, como o Jhames, de Tocantins, e como a Lenyjarla, do Amapá, que costumavam contar com um programa de rádio diário só com assuntos de educação, ficam a partir de hoje (17), sem respostas para suas dúvidas. Hoje é o último dia que o programa Escola Brasil vai ao ar por três das maiores emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e uma rede de 500 rádios em todos os estados brasileiros.

O Escola Brasil, velho conhecido dos ouvintes, ficou no ar de 1997 a 2003, pelas Rádios Nacional de Brasília (AM), Nacional da Amazônia (OC) e por rádios comunitárias espalhadas pelo país. Em 2006 voltou a ser produzido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação e em apenas um ano chegou a formar uma rede de 500 emissoras em todos os estados brasileiros, além das emissoras anteriores, da Rádio do Alto Solimões (AM) e a distribuição via satélite da EBC, às 20h.

A audiência estimada dessas rádios é de 60 milhões de ouvintes. Representantes das emissoras parceiras informam que a qualidade e os temas de interesse da população aumentam a audiência e ampliam o debate sobre os assuntos abordados com a melhoria da programação educativa local.

Apesar de o convênio com a Seed/MEC ter terminado no segundo semestre de 2007, na esperança de vê-lo renovado e para não deixar milhares de ouvintes e emissoras parceiras sem os conteúdos educacionais, a ONG reeditou matérias, atualizando a parte de respostas de cartas, e manteve o programa no ar por mais de um ano, com ajuda de voluntários. Hoje, impossibilitada de produzir novos conteúdos, retira o programa do ar.

O programa - Programa educacional diário de 30 minutos, com a missão de promover a educação informal de qualidade e os direitos humanos junto às populações do interior e regiões periféricas dos centros urbanos do Brasil. O programa já recebeu cerca de 70 mil cartas de ouvintes que participam de promoções educativas, tiram dúvidas, mandam sugestões, elogios e denúncias. Desde 1997 foram produzidas 840 horas de conteúdo educacional de qualidade e com diversão, num total de 1.628 programas. Os programas de 2006 a 2009 estão disponíveis no www.escolabrasil.org.br.

A ONG Escola Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que tem por missão “promover a educação para a vida, utilizando especialmente o rádio como estratégia de comunicação”. Foi fundada em janeiro de 2002, a partir da inspiração do programa Escola Brasil. Os direitos e todo o acervo de programas foram doados pela produtora que o criou.

Reconhecimento – Apoio da Unesco no Brasil para a Rede de Rádios pela Educação; Menção honrosa no 3º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância, na categoria "Outras Mídias/ Mídia Alternativa"(2006); Finalista do Prêmio “Nós Fazemos a Nossa Parte”, promovido pela III Conferência Mundial para as Relações Internacionais (2006); Finalista do Prêmio Ibero-Americano de Comunicação pelos Direitos da Infância e da Adolescência – Unicef (2001); Finalista do VIII Prêmio Líbero Badaró de Radiojornalismo, oferecido pela Revista Imprensa (2001); Duas vezes finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, categorias Destaque em Educação / Mídia Eletrônica (1999 e 2001); Finalista do Prêmio Abrinq pelos Direitos da Criança, indicada pelo Unicef (1999).

Oscip Escola Brasil: SRTVN 702 – Ed. Brasília Rádio Center, sala 4033 – Asa Norte – Brasília/DF - CEP: 70719-900 Tel.:(61) 3202-1720 www.escolabrasil.org.br.

Nenhum comentário: