domingo, 5 de abril de 2009

Aurora fecha unidade de Joaçaba e demite 218

A Coopercentral Aurora anunciou nesta quinta-feira o fechamento de uma unidade de abate de suínos localizada em Joaçaba, no meio-oeste catarinense. A cooperativa justificou como motivos do fechamento o mercado mundial recessivo e o fato de a planta estar sofrendo nos últimos dias com falta dágua por conta da seca que atinge a região. No total, 218 funcionários foram demitidos.

A unidade de Joaçaba produzia carcaças suínas (produto de baixo valor agregado) e estava fortemente vinculada ao mercado russo. Apesar de a reabertura da Rússia ter sido autorizada recentemente para o Estado, depois de três anos de embargo, ainda não foi concluída a auditoria nas plantas da Aurora, o que Mário Lanznaster, presidente da cooperativa, espera para somente daqui 90 dias.

"Mas, mesmo assim, a Aurora tem condições de atender o mercado russo com outras unidades que são mais completas", disse ele, referindo-se ao fato de que para tornar Joaçaba uma planta competitiva, teria que investir em linhas de cortes e industrialização.

Nenhum comentário: