sexta-feira, 17 de abril de 2009

Contag repudia...

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) repudia a morte de Raimundo Nonato, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucuruí (PA). Raimundinho, como era conhecido, foi baleado na quinta-feira (16/4) por dois motoboys, em Tucuruí.

O sindicalista já vinha recebendo ameaças de morte e fazia parte da macabra lista dos “marcados para morrer” criada pelos latifundiários e madereiros da Região Amazônica. A relação de nomes divulgada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) contém cerca de 260 dirigentes sindicais, lideranças populares, religiosas e indígenas, advogados que lutam pela reforma agrária e ambientalistas.

Raimundo Nonato atuava há 28 anos na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ele sempre lutou pelos direitos dos ribeirinhos atingidos pela barragem de Tucuruí e atualmente colaborava com a implantação de projeto de manejo nos assentamentos. O sindicalista também vinha denunciando os madeireiros envolvidos na retirada ilegal de madeiras, em especial, nos projetos de assentamentos.

A Contag solicitou nesta sexta-feira (17/4) uma reunião em caráter de urgência com o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e reivindicou que o ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, seja designado para acompanhar pessoalmente a situação em Tucuruí.

A direção da Contag requereu, ainda, ao Governo do Estado do Pará rigor e agilidade na condução do inquérito da Polícia Civil, prestou solidariedade à família do sindicalista assassinado e destacou um representante para participar do enterro marcado para esse sábado (18/4), às 10h, em Tucuruí.

O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) considera inadmissível que sindicalistas e lideranças populares continuem sendo assassinadas em pleno Estado Democrático de Direito. “Não podemos aceitar a impunidade dos crimes de opinião. O companheiro Raimundinho foi assassinado porque defendia a vida dos ribeirinhos e de nossas florestas”, denuncia Willian Clementino, secretário eleito de Política Agrária da Contag.

Nenhum comentário: