sábado, 11 de abril de 2009

Empregos limpos nos EUA são exemplo para o Brasil

Algumas das promessas do Green Deal verde já estão se mostrando viáveis. Uma delas é a geração de empregos com a economia limpa.

A indústria de energia eólica nos Estados Unidos acaba de ultrapassar a poderosa indústria do carvão em número de empregos gerados. As empresas que produzem, instalam e fazem manutenção dos cataventos passaram a empregar 85 mil pessoas em 2008. Enquanto o setor do carvão continuou gerando 81 mil postos de trabalho. Dos empregos gerados com a energia eólica, 13 mil foram em regiões que estavam sofrendo com o encolhimento de outras indústrias manufatureiras.

Isso é o resoltado de um investimento recente americano em energias limpas e renováveis, como forma de reduzir a dependência no petróleo e também diminuir as emissões poluentes. No ano passado, os EUA aumentaram em 50% a capacidade instalada dos geradores a vento. É um bom exemplo para o Brasil, onde a própria presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas no Senado, Ideli Salvatti, defende o investimento em carvão. Como ela explica em entrevista à Época.

Enquanto isso, a ecologicamente correta Vale do Rio Doce insiste em termelétricas a carvão mineral em Barcarena, Estado do Pará, na Amazônia, o pulmão do mundo...

Nenhum comentário: