sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jovens de todo o País se reúnem para debater problemas do meio ambiene

Será aberta hoje às 19h30, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, em Luziânia (GO), a III Conferência Naciona Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil (CNIJMA).

O encontro reunirá de hoje até terça-feira (7), cerca de 700 estudantes, com idades entre 11 e 14 anos, de todo o país para debater as mudanças ambientais globais e elaborar a Carta das Responsabilidade com alternativas para fazer do planeta um lugar sustentável. A secretária de Articulação Institucional e Cidadania do MMA, Samyra Crespo, participará da abertura ao lado do representante do Ministério da Educação, responsável pela realização do evento.

A conferência, que encerrará um processo iniciado em 2008, com o envolvimento de mais de 3,5 milhões de pessoas, busca ampliar a educação ambiental nos sistemas de ensino, chamando as escolas para ajudar na construção de políticas públicas O evento contará também com a participação de 126 educadores e gestores estaduais, 81 jovens facilitadores, além de 70 observadores internacionais de 43 países.

Os debates vão abordar os problemas atuais que afetam o meio ambiente e a população mundial, tratando os quatro elementos - terra, água, fogo e ar. Os trabalhos da CNIJMA começaram com encontros locais para discutir as questões ambientais e na escolha dos representantes das escolas que levarão as idéias para as etapas seguintes. A conferência é voltada para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

Uma caminhada da Esplanada dos Ministérios até o Teatro Nacional marcará o encerramento do encontro, onde os jovens entregarão às autoridades a Carta das Responsabilidades, com as propostas discutidas durante os trabalhos.

Em 2008, foram distribuídos materiais didáticos para 58 mil escolas para contribuir na inclusão da questão sócioambiental nas escolas, na construção de políticas de educação e de meio ambiente e na melhoria os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

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