quinta-feira, 16 de abril de 2009

Notas

Monitoramento - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lança hoje (16) o projeto de monitoramento por satélite do desmatamento dos biomas brasileiros. O monitoramento por satélite da cobertura florestal atualmente é restrito, em nível nacional, à Amazônia e será estendido à Caatinga, ao Cerrado, à Mata Atlântica, aos Pampas e ao Pantanal. A cerimônia que marcará o início da execução técnica do projeto será às 9h30 no Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), no Ibama-sede, em Brasília.

Oficina - Ao abrir ontem a oficina Enfoque Ecossistêmico Aplicado à Gestão de Recursos Hídricos, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Vicente Andreu, destacou a importância de o encontro envolver diversos setores para discutir conceitos e conhecimentos. Primeira de quatro que estão previstas para 2009, a oficina visa desenvolver e consolidar o enfoque ecossistêmico - Ecorregiões Aquáticas e Vazão Ambiental - no contexto da gestão de recursos hídricos, reforçando sua articulação com a gestão ambiental, avaliando os reflexos do modelo proposto sobre os diferentes segmentos sociais e econômicos, proporcionando melhores subsídios à tomada de decisão nas discussões relativas aos objetivos quantitativos e qualitativos das águas brasileiras.

CNMA - O caderno de deliberações da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) será lançado em Goiânia na abertura da etapa local da oficina de avaliação da III CNMA, nesta quinta-feira (16/04), a partir das 8h30, no auditório da SIC, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O objetivo da atividade é avaliar a III CNMA e a Conferência Estadual, além de identificar limites e pontencialidades do processo da Conferência. A oficina será coordenada pela articuladora do Ministério do Meio Ambiente, Lúcia Aragão.

Nenhum comentário: