sexta-feira, 17 de abril de 2009

Notas

Circuito Tela Verde - O ministro Carlos Minc participa, hoje (17), às 10h, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da abertura do Circuito Tela Verde, com longas e curtas-metragens sobre experiências de projetos de educação ambiental no estado. Na ocasião, Minc lançará o edital de curtas de animação, que selecionará 10 projetos sobre mudanças climáticas para veiculação nacional em TVs públicas.

Hotel das Paineiras - Às 11h30, Minc participa do lançamento e assinatura do contrato entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para concurso público nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para Instalação do Cntro de Visitantes e de Interpretação Ambiental da Mata Atlântica e Núcleo de Apoio ao Trismo no Complexo do Corcovado e Paineiras, localizado no Parque Nacional da Tijuca. A iniciativa marcará uma das primeiras ações previstas no programa de Revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado e seu entorno. Fechado há 25 anos, o antigo Hotel das Paineiras será transformado num centro turístico e de educação ambiental. A solenidade será na sede do IAB, Rua do Pinheiro, 10, no Flamengo.

Nas Ondas do Ambiente - Às 13h, o ministro participa do lançamento da segunda fase do programa Nas Ondas do Ambiente, do governo do Rio, que capacitará 1.200 pessoas, entre estudantes e professores da rede pública de ensinodo estado do Rio de Janeiro, comunicadores e líderes comunitários, em técnicas radiofônicas e temas ambientais. A solenidade será na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

IPCC Brasil - Junto com o ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, Minc abre hoje, às 15, o Painel Brasileiro sobre Mudanças do Clima, em cerimônia no Solar da Imperatriz no Instituto JBRJ. O Painel vai agregar uma centena de pesquisadores e cientistas das mais importantes universidades e institutos de pesquisa do País, que estarão empenhados em produzir, até 2012, um relatório com a atualização completa das bases técnicas e científicas sobre a situação do País frente às mudanças do clima.

Livro - O MMA e a Aldeia Yamalapíti lançam, hoje (17), às 19h, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, o livro Awapá - Nosso Canto. O prefácio do livro é assinado pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Egon Krakhecke. A publicação é acompanhada por um CD com 25 músicas tradicioais dos índios Yawalapíti, habitantes do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, resultados de projeto em que mestres da tradição musical pudessem dar aulas aos jovens interessados em aprender. Representantes dos povos indígenas Yawalapiti e Kamiurá farão apresentações de cantos e danças registrados no livro.

Nenhum comentário: