quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pará: Terra sem Direitos

Por Marcelo Dias

O slogan “Pará: Terra de Direitos” ecoou durante muito tempo nas publicidades do Governo do Pará, hoje, o próprio Governo se tocou que no Pará, direitos só existem para os que possuem muito dinheiro em caixa ou para aqueles que tem sobrenome, por isso mudou o slogan para “Pará: Governo Popular”.

O Brasil sabe que os donos do Pará são grileiros, posseiros, fazendeiros financiados pelo próprio Estado, pistoleiros, policiais corruptos, traficantes e bandidos das mais variadas espécies. Para a população, sobram poucos direitos, como o de ficar preso em sua própria residência, o restante é cerceado e negado. O atual Governo do Pará é viciado, contaminado pela politicagem e pelo apadrinhamento político (a partilha PT, PMDB e demais). Uma governadora que poderia fazer melhor e não fez, que poderia mudar e não mudou a história trágica desse Estado.

Um dos pontos fracos desse governo é a segurança pública. Antes, as vítimas da violência eram os moradores da periferia, os pobres, negros e favelados, hoje a violência se espalhou para todos os segmentos sociais, médicos, promotores e executivos mortos repercutem mais do que pessoas da periferia (que geralmente os cadernos policias qualificam como acertos de conta, o que nem sempre se confirma). Além disso, temos a ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas), que ao meu ver, faz um trabalho regular, mas já tem em seu histórico recente uma chacina (5 suspeitos mortos depois da morte do cabo da PM Cunha) . Atirar primeiro e perguntar depois, esse é o lema. Espero que a ROTAM não se transforme em uma nova PATAM (que foi extinta a pedido da Anistia Internacional depois dos crimes de chacina, tortura e assassinatos).

Para completar o desmando nesse Governo, temos a contratação descabida de temporários na Secretaria de Educação (SEDUC), em detrimento dos concursados que aguardam nomeação. Há casos de temporários que foram reprovados no mesmo concurso prestado e já assumiram, antes dos concursados. Um verdadeiro abuso.

O que podemos esperar de um Governo que joga spray de pimenta nos professores? A resposta virá ano que vem.

Nenhum comentário: