Dando continuidade à saga de seu pai em defesa da Floresta Amazônica, Elenira Mendes, a filha de Chico Mendes, participa, no dia 8 de maio, da conferência “Brasil - França: na defesa legal do meio ambiente”, promovida pela direção do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, sob o comando do presidente Jirair Aram Meguerian, comprometido com a luta global em defesa do meio ambiente em prol desta e das futuras gerações. No plenário do Tribunal, será recebida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Herman Benjamin, ministrará palestra acerca da aplicação da legislação ambiental no Brasil. Preocupado com a dignidade do ser humano e com a sobrevivência das gerações futuras, o ministro defende uma justiça ambiental rápida, para evitar danos ambientais irreversíveis. Defende, também, o desenvolvimento de instrumentos regulatórios, que auxiliem no combate ao aquecimento global, nos países que compõem o Bioma Amazônico.
Neste ano, que é o Ano da França no Brasil, a representante do Ministério do Meio Ambiente daquele país, Sabine Saint-Germain, ministrará palestra sobre a aplicação da legislação ambiental na França. Abordará estudo, ora em desenvolvimento pelos especialistas franceses, sobre as possíveis alterações nas normais ambientais que melhor se adaptem à defesa da natureza naquela região do globo.
Os representantes do “Movimento Amazônia Para Sempre”, Christiane Torloni e Victor Fasano, de posse de um abaixo-assinado com cerca de um milhão e 200 mil assinaturas - entre as quais a do Atleta do Século, Pelé, da Übermodel Gisele Bündchen, e do Príncipe Charles - que clama pela interrupção imediata do desmatamento da Floresta Amazônica, participarão da conferência. Eles defendem a especialização de varas federais em direito ambiental para agilizar a tramitação processual e alcançar a punição dos agressores do meio ambiente de forma célere.
Especialização de varas federais em direito ambiental sob análise no TRF da 1.ª Região
A possível especialização de varas federais em direito ambiental - maneira de qualificar o julgamento das ações envolvendo agressões ao meio ambiente e acelerar a tramitação processual para se chegar, mais rápido, à punição dos culpados pelos crimes e infrações ambientais - encontra-se sob análise no TRF da 1.ª Região.
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná existem varas federais especializadas em direito ambiental desde 2005, o que resultou na formação da cultura ambiental e, em consequência, no aprimoramento do combate aos agressores do meio ambiente. É o exemplo que norteia a busca pelo enfrentamento da questão pela Justiça Federal brasileira.
E a direção do TRF da 1.ª Região preocupa-se muito com essa questão já que o Tribunal julga as ações, em grau de recurso, advindas dos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão –, uma das regiões do Planeta mais vulnerável e importante para a manutenção do equilíbrio climático, além de processos do Distrito Federal, da Bahia, de Minas Gerais, Goiás e do Piauí.
Esse será um dos temas abordados durante a conferência, que contará com a participação de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, entre os quais deputados e senadores, que integram a Frente Parlamentar Ambientalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário