segunda-feira, 25 de maio de 2009

Brasil pode ter primeiro partido indígena antes de 2012

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Líderes indígenas dizem à Rádio ONU que agremiação deve ajudar a fazer com que os índios possam representar seus próprios interesses em nível federal.

O diretor do Memorial dos Povos Indígenas, Marcos Terena, afirmou que os indígenas brasileiros poderão formar um partido antes de 2012.

Segundo ele, a proposta deve ser avaliada, nos próximos meses, com o objetivo de acelerar o processo de conquistas para os índios brasileiros.


Modelos

Marcos Terena fez a declaração numa entrevista à Rádio ONU em Nova York, onde participou da 8ª. sessão do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas. Mas para ele, o novo partido precisa nascer diferente e sem os vícios antigos de outros grupos políticos.

"No caso brasileiro certamente o Partido Indígena, provavelmente, com a missão de não se tornar um partido com risco de corrupção política e até mesmo outros modelos de corrupção", afirmou.


Defesa

O coordenador do Projeto "Índios na Cidade", Marcos Aguiar, disse que está tentando convencer várias etnias em São Paulo a lançar candidatos já para as eleições de 2010.
Segundo ele, a maior participação política dos indígenas ajudará a aumentar o espaço para a defesa de seus direitos.

O Fórum da ONU está discutindo aquecimento global, educação e saúde das mulheres nas aldeias entre outros temas.

A reunião termina em 29 de maio.

Nenhum comentário: