Estudo do Ipea aponta que a pobreza nas seis regiões metropolitanas não vem aumentando desde o início da contaminação do Brasil pela crise internacional
O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, divulgou hoje (19), às 14h30, o estudo “Pobreza e crise econômica: o que há de novo no Brasil metropolitano”.
Pochmann participa do painel “A crise, a superação de obstáculos e as oportunidades”, do 21º. Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento Reis Velloso, no Rio de Janeiro (Edifício do BNDES, Av. Chile, 100).
O estudo estará disponível no site do Ipea (www.ipea.gov.br) no mesmo horário. Após a apresentação, o presidente do Ipea poderá falar com a imprensa presente no seminário e posteriormente por telefone.
Pobreza em queda
Segundo o estudo inédito, a pobreza nas seis regiões metropolitanas não vem aumentando desde o início da contaminação do Brasil pela crise internacional. Pelo contrário, registra-se, inclusive, a continuidade, até o mês de março de 2009, de sua queda.
Com base em informações das seis principais regiões metropolitanas do País (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre) e da Pesquisa de Emprego e Desemprego do IBGE, o estudo destaca os principais elementos que podem estar contribuindo para que a pobreza persiga, pelo menos até o momento, trajetória distinta da verificada em outras circunstâncias de crise econômica.
Entre as possíveis razões explicativas para a recente trajetória de pobreza metropolitana diversa de outros períodos analisados, encontram-se as políticas públicas. A elevação do valor real do salário mínimo e a existência de uma rede de garantia de renda aos pobres contribuem decisivamente para que a base da pirâmide social não seja a mais atingida, conforme observado em períodos de forte desaceleração econômica no Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
www.ipea.gov.br
Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário