quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seminário promovido por rede de supermercados discute pacto pela sustentabilidade

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, disse nesta quarta-feira (20), que o Ministério do Meio Ambiente é uma peça-chave na discussão de ações do governo federal para a Amazônia. Durante o seminário Diálogo Wal-Mart para a Sustentabilidade: Compromisso com a Amazônia, Samyra apresentou as ações do ministério para o bioma e sugeriu alguns pontos em que a rede de supermercados pode avançar para assumir seu compromisso com a sustentabilidade.

O Wal-Mart quer elaborar um pacto pela sustentabilidade, que deverá se estender por seus fornecedores, para construir cadeias produtivas e dinâmicas de trabalho que não atinjam o meio ambiente. Com o objetivo de levantar sugestões para consolidar essa iniciativa, a empresa promoverá ainda outros dois seminários, sendo que o último selará o pacto.

No último ano, ministério assinou vários pactos com setores produtivos para ajudar na preservação do meio ambiente impedindo o avanço do desmatamento e da pecuária em unidades de conservação. Um dos exemplos apresentados pela secretária durante o seminário foi o protocolo assinado com bancos públicos e privados que definiu condicionantes para a liberação de crédito para atividades produtivas.

Ela enfatizou ainda que o tema meio ambiente deva ser trabalhado de maneira transversal pelo governo e sociedade. Como exemplo citou o Plano Nacional sobre Mudanças do Clima, elaborado por sete ministérios, que gerou repercussão internacional, principalmente pela meta de redução de 70% do desmatamento na Amazônia até 2020.

Como sugestões de ações a serem adotadas pela rede supermercadista, Samyra Crespo enumerou a elaboração de uma metodologia de rastreamento da produção com a participação de universidades públicas e o estímulo à transparência do processo produtivo em suas fornecedoras.

Nenhum comentário: