sábado, 20 de junho de 2009

Após boicote, Bertin abre ao consumidor seu controle de procedência de carnes

Da Agência Safras

A partir do dia 22 de junho, o frigorífico Bertin vai tornar disponível para todos os clientes o seu sistema interno de controle de procedência das carnes adquiridas. O comunicado foi feito pela empresa nesta quinta-feira (18/06), por meio de sua assessoria de imprensa.

O sistema, que já é utilizado há vários anos pela companhia, poderá ser acessado no site da empresa, onde haverá um espaço específico para que seus clientes, através de seu número de cadastro e da nota fiscal da compra de caixas de embarque (onde os produtos são distribuídos), chequem a fazenda e o proprietário fornecedor daquela carne. Em seguida, basta a acessar o site do Ibama e do Ministério do Trabalho para saber a origem exata do produto.

A decisão do Bertin ocorre uma semana depois de o Ministério Público do Pará ter solicitado que grandes redes varejistas interrompessem as compras de fazendas fornecedoras de carnes supostamente ligadas ao desmatamento da Amazônia.

'Abrir o nosso sistema de controle de rastreabilidade de produtos foi uma forma encontrada para compartilhar com nossos clientes e também com os cidadãos o nosso compromisso de administrar a companhia de forma integrada com a responsabilidade social e ambiental', declara Simone Soares, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Bertin.

Segundo a executiva, essa é uma das diversas ações que e empresa planeja adotar em sua agenda para promover a prática da pecuária sustentável. Outra ação realizada recentemente foi a adesão da Bertin ao Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. Liderado pelo IFC - Corporação Financeira Internacional - braço do Banco Mundial. O Grupo tem o objetivo de discutir e formular normas e práticas capazes de colaborar com a evolução sustentável da cadeia produtiva do gado no Brasil e, para isso, reúne representantes do setor pecuarista, membros da indústria, do comércio e finanças, da sociedade civil, de universidades e de instituições financeiras.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário: