O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ecoturismo (Proecotur) lançou, ontem (4), edital para seleção de empresas ou instituições para realizar oficinas de planejamento estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo de base comunitária e oficinas de elaboração de projetos para 10 municípios em todo o Brasil. A iniciativa marca a primeira etapa de implementação da Carteira de Projetos de Apoio ao Ecoturismo Comunitário.
O edital foi publicado pelo Pnud e recebe projetos até o dia 6 de julho. Os escolhidos deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo Comunitário, com a avaliação dos fatores socioeconômico e turístico de cada uma das 10 cidades, além de propor atividades e serviços turísticos que possam garantir a inclusão social das comunidades, estimulando o empreendedorismo social, o comércio justo, e as práticas de manejo adequado do uso dos recursos naturais. Com o Plano, a empresa deverá elaborar um projeto de ecoturismo de base comunitária, definindo ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região.
A idéia é criar alternativas econômicas capazes de manter conservados os espaços naturais, a partir da valorização dos conhecimentos, saberes e tradições das comunidades. Os trabalhos de planejamento, elaboração e execução das oficinas deverão ser concluídos em três meses, com supervisão do Proecotur. Os 10 municípios são: Xapuri (AC); Porto Velho (RO); Mateiros (TO); Monte Alegre (PA); Maraú (BA); Trairi (CE); Cuurupu (MA), Cavalcante (GO), Eldorado, no Vale do Ribeira (SP); Mazagão (AP). O edital está no site http://www.undp.org.br/licitacoes/ListarAvisos.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário