terça-feira, 30 de junho de 2009

Em destaque, campanha "Destrava Minc"

Chamamos a atenção e convidamos para a leitura do primeiro jornal da seção sindical do Sindsep-DF no MMA. Ele ainda não tem uma periodicidade definida, mas sempre será publicado quando houver demanda da categoria ou acontecimentos especiais, como o calendário de mobilização dos servidores do MMA, Ibama e ICMBio, durante a semana do meio ambiente. Por exemplo, no dia 3 de junho, durante o evento de lançamento da nova intranet do MMA, o ministro Carlos Minc reconheceu que "o ministério pode ser mais forte se fortalecermos os servidores". E, no dia 4, durante evento ocorrido na sede do Ibama, em Brasília, o ministro assumiu, publicamente, o compromisso de mobilizar, pessoalmente, para que a reestruturação da carreira ocorra, pois, como ressaltou, ela já está há, mais de, seis meses parada no Ministério do Planejamento.

Os novos votos assumidos pelo ministro Minc são importantes, renovam esperanças, mas os servidores sabem que, na verdade, a reestruturação já está parada no Planejamento há, bem mais do que, seis meses, está travada desde, 2005, apenas esperando que o órgão edite e encaminhe texto ao Legislativo, conforme o Aviso Ministerial n° 43/GM/MMA, de 13 de março de 2006. O ministro Minc já havia assumido posicionamentos, no dia 14 de outubro de 2008, durante o ato, no qual, vestiu o o colete da reestruturação da carreira, entregue pelos servidores do MMA, contendo escrita a pauta de reivindicações dos servidores do MMA, mas, de lá para cá, pouca coisa avançou.

Os novos votos assumidos pelo ministro mostram que a mobilização dos servidores está na direção certa, mas é necessária cautela com o canto da sereia e manter e intensificar a mobilização, até o atendimento integral de todas as reivindicações.

Esta primeira edição do jornal, além dos novos votos assumidos pela direção do MMA, traz questões como, a Medida Provisória 458/09 - MP da Grilagem, pior medida do governo Lula, desde a divisão do Ibama.

Boa leitura! Jornal da Seção sindical do Sindsep-DF no MMA


GT, ainda dá ou não dá mais? - Como se não bastasse, pelo acordo assinado pelo governo, em 7 de maio de 2008, um Grupo de Trabalho deveria ter apresentado resultados, até novembro passado, mas acabou sendo protelado pela burocracia do governo e suspenso, unilateralmente, sem maiores explicações e expectativas, em 30 de março de 2009. Vale lembrar que, uma das razões para o referido acordo ter sido aceito pelos servidores, foi a condição do governo negociar a reestruturação da carreira, ainda em 2008, mas ele vem negando a reestruturação, antes mesmo de discutir seus aspectos técnicos.

Onde a burocracia do governo quer levar os servidores? O que mais precisa para que a reestruturação da carreira ocorra? O ministro Paulo Bernardo quer que os servidores do MMA, Ibama e ICMBio passem a radicalizar?


Fonte: Imprensa Sindsep-DF - http://www.sindsep-df.com.br

Nenhum comentário: