terça-feira, 2 de junho de 2009

Geladeiras antigas serão trocadas por modelos mais eficientes e sem CFC

A substituição de refrigeradores ineficientes e que utilizam compressores com CFC, que destrói a camada de ozônio, vai ganhar um novo impulso com o acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e o Grupo Neo-energia, que vai utilizar os recursos que tem que ser destinados à melhoria da eficiência no consumo para a compra e distribuição de novas geladeiras que serão entregues pelo PAC da Habitação.

Um programa que começou em 2006 de uma parceria entre o MMA e as Nações Unidas para implementação das metas do Protocolo de Montreal e já apresenta resultados expressivos, rumo ao banimento dos clorofluorcarbonetos vai promover a substituição de refrigeradores em três estados do Nordeste.

Desde abril de 2008 os ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia vêm atuando para eliminar milhares de refrigeradores em todo o País. O MMA forneceu as máquinas recolhedoras do gás em uso, que não pode ser descartado diretamente na atmosfera, e treinou profissionais de refrigeração, apoiando a logística de entrega do gás às Centrais de Regeneração de Gás, instaladas a partir da parceria.

“A Neo-energia”, empresa que atua na distribuição de eletricidade nos estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, vai fornecer os novos refrigerados que o passam a equipar parte das casas entregues pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” nos estados do Nordeste para as famílias com renda de até três salários mínimos, em substituição às ineficientes que ainda estão em uso.

Nenhum comentário: