segunda-feira, 22 de junho de 2009

MMA apresenta trabalho sobre acesso ao crédito para atividades florestais

O acesso dos agricultores familiares ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em atividades florestais é o tema do trabalho a ser apresentado por técnicos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas no VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, que acontece de hoje (22) até sexta-feira (26) em Luziânia (GO).

O congresso - cujo tema é Diálogo e Integração de Saberes em Sistemas Agroflorestais para Sociedades Sustentáveis - é organizado pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, Embrapa e a Emater/DF, e conta com a parceria de cinco ministérios, entre eles o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é promover o diálogo entre os saberes científico e popular sobre sustentabilidade do uso da terra e contribuir com a construção de novos paradigmas que promovam o avanço do conhecimento científico e de sua aplicação no setor produtivo em prol da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

O Brasil é um território com ampla cobertura florestal rica em biodiversidade, que muitas vezes é considerada impeditiva ao desenvolvimento do país. O modelo de ocupação utilizado em diferentes regiões do país tem provocado a substituição da cobertura florestal por atividades socioeconômicas não sustentáveis como agricultura, pecuária, mineração, entre outras. Os sistemas agroflorestais são importantes para reverter esse histórico brasileiro de ocupação, otimizando o uso da terra, incentivando plantios florestais em áreas alteradas, além de garantirem a segurança alimentar.

Para o Ministério do Meio Ambiente, os debates ajudarão a captar melhor as demandas da sociedade em relação a formulação de políticas públicas para o tema. Durante o evento os técnicos da SBF aplicarquestionários aos participantes do evento para fazer um levantamento de experiências para auxiliar na implementação do Plano Nacional de Silvicultura de Espécies Nativas e Sistemas Agroflorestais.

Interessados podem se inscrever pelo site: http://www22.sede.embrapa.br/snt/viicbsaf/html/viicongresso/abertura.htm

Nenhum comentário: