Na próxima sexta-feira, 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que proporciona profundas reflexões sobre o relacionamento do homem com a natureza. Com ainda tímidas iniciativas de sustentabilidade ambiental realizadas pela sociedade, a degradação desenfreada dos recursos naturais continua ocorrendo, muitas vezes, sem maiores pudores, em detrimento do desenvolvimento mundial.
Contudo, ainda há tempo de salvar o planeta e resgatar a plenitude dos benefícios que ações de preservação e conscientização ambiental podem oferecer. E essa temática é abordada no livro da PAULUS Amigos do planeta - Meio ambiente e educação ambiental, de Vilmar Sidnei Demamam Berna. A obra tem o objetivo de contribuir com pais e educadores na missão de sensibilizar os jovens cidadãos na construção de um mundo melhor.
O autor apresenta exemplos de projetos de sucesso e incentiva a prática de atividades realizadas por escolas e comunidades em defesa do meio ambiente. Vilmar Berna ainda ensina como criar um clube de amigos do planeta e como usar a força da lei em prol da educação ambiental, além de disponibilizar um vocabulário ambiental com as palavras referentes ao meio ambiente e sustentabilidade.
Amigos do planeta - Meio ambiente e educação ambiental é mais uma obra que colabora com a conscientização sobre as questões ambientais. Vilmar Berna é autor de diversos livros lançados pela PAULUS, entre eles Como fazer educação ambiental, também direcionado para os educadores e alunos.
Vilmar Sidnei Demamam Berna é gaúcho e vive em Jurujuba, Niterói (RJ), em frente à Baía de Guanabara, numa comunidade de pescadores artesanais. Por sua luta constante pela formação da cidade ambiental planetária, foi agraciado pela ONU, em 1999, no Japão, com o Prêmio Global 500 para o Meio Ambiente. Em 2002, recebeu o título de Cidadão Niteroiense e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas, entre outros. Participou da fundação de várias organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicadas às lutas por um mundo melhor, mais ecológico, pacífico e democrático, entre as quais se destacam a UNIVERDE, em 1980, em São Gonçalo (RJ); os Defensores da Terra, em 1984, na cidade do Rio de Janeiro, e, mais recentemente a REBIA - Rede Brasileira de Informação Ambiental, em Niterói (RJ). Fundou a Revista do Meio Ambiente, distribuída gratuitamente, e o site Portal do Meio Ambiente, colaborando voluntariamente em suas edições, com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova consciência e para a cidadania ambiental em nossa sociedade.
Confira aqui a entrevista com o autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário