Na primeira semana de junho comemora-se a Semana do Meio Ambiente. São os dias que antecedem o dia mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, criado na Suécia, em 1972, como um marco para a conscientização e Preservação Ambiental. A partir de então passou a ser considerado pela Conferência das Nações Unidas como o maior evento mundial realizado em prol do meio ambiente.
Desde então, diversos países em todo o mundo, incluindo o Brasil, passaram a computar esta importante data em seus calendários como forma de conscientização e Educação Ambiental. Seu maior objetivo é lembrar as pessoas que, em função das desastrosas atividades humanas, são ocasionados seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura.
O Direito Ambiental torna-se a grande arma que a sociedade tem para participar diretamente da proteção do meio ambiente, assegurando as condições para que a vida continue existindo na Terra.
A função deste ramo do Direito é proteger o planeta e a sua população das ações nocivas, por meio da preservação dos recursos naturais de forma sustentável, ou seja, através de um desenvolvimento conjuminado com conservação ecológica que garanta a melhoria da qualidade de vida do ser humano, não só para as gerações presentes como para as futuras.
Para tornar essas datas realmente especiais, a Editora Revista dos Tribunais indica excelentes obras de Direito Ambiental, todas de renomados autores sobre as diversas formas de proteção do ambiente. Veja aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário