quinta-feira, 9 de julho de 2009

Responsabilidade socioambiental é tema de reunião

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, representou ontem (8) o Ministério do Meio Ambiente no último café deste semestre da frente parlamentar ambientalista na Câmara dos Deputados para assistir a apresentação do grupo de trabalho de responsabilidade socioambiental das empresas, focada na contribuição do setor florestal, representada pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Segundo o setor, as empresas possuem 6 milhões de hectares de florestas, sendo 2,2 milhões de mata nativa e o restante de florestas plantadas de eucaliptos e pinus.

Para expandir essa produção, eles reivindicam a certeza jurídica sobre a propriedade da terra, buscando maior clareza na demarcação das terras indígenas, de quilombolas e reivindicadas por movimentos sociais. Outra solicitação é a interlocução direta com o MMA, Mapa e outros ministérios correlatos para definir a contribuição do setor em temas como matriz energética (biomassa) e a inclusão social, de forma que as empresas sejam mais um agente responsável pelo desenvolvimento da área em que atuam.

O Ministério, em contrapartida, solicitou dados sobre os investimentos que têm feito nessa área de responsabilidade socioambiental e convidou os representantes a desenvolver uma agenda no combate ao carvão ilegal, que atualmente está muito localizado em torno dos pólos florestais.

Nenhum comentário: