terça-feira, 14 de julho de 2009

Técnicos do MMA são treinados para aplicar mecanismos do Redd

Curso servirá de preparação para os debates sobre o tema na Convenção do Clima

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove de hoje (14) a sexta-feira curso para analisar os mecanismos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd). Técnicos do MMA, de secretarias estaduais, analistas do Ibama e ICMBio e representantes de instituições como Funai e Incra participam da atividade. A idéia é traçar um quadro geral sobre o tema e aumentar o conhecimento dos participantes para a aplicação dessa modalidade de pagamento por serviços ambientais.

"É um curso de formação, onde serão discutidas principalmente questões conceituais", revela Mauro Pires, diretor do Departamento de Políticas para a Amazônia e Controle do Desmatamento do MMA, que coordena a atividade. O curso debaterá a relação entre a floresta e clima; as estratégias nacionais de Redd; e os fatores que podem ou não levar o dispositivo a obter êxito em sua aplicação.

Na opinião de Pires, a atividade vai servir, ainda, para preparar os quadros do Ministério do Meio Ambiente para as discussões sobre Redd que estarão na pauta da Convenção do Clima, marcadas para dezembro em Copenhague (Dinamarca). "Há muito desconhecimento sobre o tema", acredita o diretor.

Esta edição do curso é dirigida exclusivamente ao setor público. Mas Mauro Pires prevê, para o segundo semestre, duas novas edições, abertas à participação da sociedade civil. O evento será aberto às 9h30, no Centro de Convenções Israel Pinheiro (próximo à Ermida Dom Bosco).

Nenhum comentário: