Pactos semelhantes já foram feitos com outros setores para defesa da natureza
O Ministério do Meio Ambiente, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e o Sindicato das Seguradoras do RJ/ES assinaram nesta sexta-feira (25/9), no Rio de Janeiro, protocolo de intenções para a promoção de diversas ações ambientais.
Além da presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, o evento contou com a participação do presidente da Confederação Nacional de Seguradoras (Conseg), João Elísio Ferraz de Campos, do presidente do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Luiz Tavares Pereira Filho, além de lideranças do mercado e dirigentes de empresas.
Durante discurso, o ministro destacou a importância do documento e ressaltou que a questão ambiental envolve conceitos semelhantes aos do seguro, como prevenção, preservação e defesa do patrimônio.
"As empresas precisam cada vez mais elevar o padrão de responsabilidade socioambiental e a assinatura do compromisso mostra que o Sindicato está em sintonia com este propósito", disse Minc.
Para o presidente da CNSeg, o protocolo representa a aliança entre seguradoras e governo com objetivos que terão impactos positivos para toda a população.
De acordo com Luiz Tavares, a idéia de um documento que traduzisse a preocupação e o desejo do mercado segurador de avançar ainda mais nas questões de preservação do meio ambiente surgiu após visita do ministro à sede do Sindicato, em 18 de maio deste ano. Na ocasião, Carlos Minc considerou haver muita sinergia nas ações do Sindicato com esforços de entidades ligadas à defesa da natureza e sugeriu a criação de um grupo de trabalho para discutir e programar parcerias, cujo primeiro resultado é a assinatura do protocolo.
No encontro, o ministro destacou a importância de acordos como esses e lembrou de pactos semelhantes assinados ao longo de sua gestão à frente do MMA com setores da soja, da indústria, bancos públicos e privados. "Esses acordos têm dado resultado. A soja, por exemplo, deixou de ser um fator de desmatamento da Amazônia", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário