Números alarmantes - Apesar de práticas, quando aceitamos sacolas na locadora, na farmácia ou na padaria, não temos noção que anualmente 500 bilhões delas são descartadas inadequadamente no meio ambiente mundial, entupindo bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas.
No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora. Com uma conta rápida chegamos aos 36 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais podem ser poupados em um único dia de consumo consciente.
Balanço da campanha - Desde o lançamento em junho deste, o blog já alcançou a marca de 60 mil visitas.
Em duas enquetes realizadas neste período, 43% dos internautas disseram que usam sacolas retornáveis, 30% só de vez em quando e 27% não usam.
Quanto ao pagamento pela sacolinhas o resultado ficou empatado: 44% disseram que não pagariam, mas que reduziriam seu consumo assim mesmo; 44% disseram que pagariam, pois acham que só assim o consumo seria reduzido e 12% não pagariam, pois acham que as sacolas devem ser de graça.
Em seis meses de campanha, mais de 30mil folders foram distribuídos e o Ministério do Meio Ambiente recebeu o apoio da Consumers International. Ainda conquistou a adesão de parceiros institucionais que subsidiaram ações de divulgação e o apoio de mais de 40 instituições, entre ONGs, empresas, prefeituras e secretarias municipais de meio ambiente, que estão divulgando a campanha em suas comunidades e entre seus funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário