quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Décima edição teve recorde de inscrições e o alto nível dos trabalhos

Em 28 de outubro serão conhecidos os vencedores da décima edição do prêmio EcoPET, conferido pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), durante cerimônia no auditório da Fiesp, em São Paulo. A exemplo dos anos anteriores, os finalistas nas categorias Coleta e Separação, Educação Ambiental e Pesquisas e Processos serão escolhidos por um corpo de jurados e pelos integrantes da platéia, que têm direito a voto.

Com recorde de 85 inscrições, o EcoPET 2009 premiará também os vencedores das categorias Ação de Empresa e Reportagem Ambiental, que estreou nesta edição com participação de 23 inscritos. A cerimônia é enriquecida ainda pela apresentação dos trabalhos dos cinco finalistas em Artesanato, que expõem suas peças de decoração e vestuário no local.

Pesquisas e Processos

Na categoria Pesquisas e Processos, uma das finalistas é a caixa plástica dobrável feita de PET reciclado, criada por uma equipe de profissionais da Ice Pack e Inovatec Inovação Tecnológica. Em fase de testes, a inovação evita o uso de sacolas plásticas e transporta produtos adquiridos em mercados no geral sem contaminação.

O outro trabalho pode sinalizar o avanço do PET na construção civil. Faz uso do material moído como agregado para a obtenção de argamassas, substituindo a areia na construção. Também experimental, o produto mostrou um ganho de 300% de resistência frente ao método convencional. O autor Paulo Dyer, que é aluno do terceiro ano de Engenharia Ambiental da UNESP, contou com o apoio de professores de Engenharia do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e de Engenharia de Materiais da UNESP.

Educação ambiental

O alto nível dos trabalhos inscritos na categoria Educação Ambiental resultou na escolha de três finalistas. O Programa “Reciclagem na Escola” envolve 737 voluntários, entre alunos, pais e funcionários de escolas públicas e privadas do ensino fundamental I e II das comunidades da bacia do Pinheiros-Pirapora, que inclui cidades como Osasco, Itapevi,

Diadema e Carapicuíba. Por meio de vídeos educativos e dinâmicas de grupo, visa difundir e esclarecer a importância da reciclagem como exercício prático de cidadania e responsabilidade social. Seu autor, Marcelo Pereira de Paula, é quintanista de Engenharia Ambiental da Faculdade Oswaldo Cruz.

O projeto “Ecorrecreação: com as garrafas PET se aprende brincando”, de Marlon Luis Lucchini, de Novo Hamburgo (RS), desenvolve a conscientização para a reutilização e reciclagem do uso de garrafas PET na comunidade escolar. Através de uma metodologia lúdica de ensino, possibilita a construção e aplicação de jogos e brinquedos como o LegoPET, o PETbol, o futiPET e o basquPET, entre outros. O projeto do educador, que é graduado em Educação Física e Biologia, envolveu 500 colaboradores, entre funcionários, alunos e responsáveis, que são as pessoas diretamente beneficiadas, no bairro de Roselândia, da cidade gaúcha.

“Lixo no Lixo, Cidade no Capricho” é o título do projeto inscrito pelo jornal A Tribuna, que visa desenvolver um trabalho de reciclagem junto à comunidade de Santos (SP) e região. Foram 96 escolas cadastradas e mais de 10 mil voluntários desses estabelecimentos, além dos remunerados do próprio jornal, e das cooperativas Marim e Cooperbem. O benefício da ação é premiar a escola que mais arrecadar garrafas PET, divulgação na mídia do ganhador, além de ampla divulgação da reciclagem de PET.

Coleta e separação

Os finalistas da categoria Coleta e Separação são as cooperativas Cooperyara, de Barueri, e Avemare, de Santana do Parnaíba. Com o objetivo de gerar trabalho e renda por meio da reciclagem, a Cooperyara conseguiu de 2005 a 2009 passar de 36 para 90 cooperados, de 90 toneladas para 240 toneladas recicladas e aumentar a renda dos cooperados de R$ 480,00 para R$ 640,00, além dos equipamentos e áreas conquistadas.

Atendendo a 40% do município de Santana do Parnaíba, a cooperativa Avemare coleta 270 toneladas de material reciclado por mês, dos quais sete toneladas de PET. Com 95 cooperados, cinco educadores e três voluntários, a Avemare atende a 40% do município. Seu objetivo é atingir 400 toneladas de materiais mensais, envolvendo pelo menos 150 catadores na operação, e aumentando a renda dos cooperados em 20%.

INFORMAÇÕES: WN&P COMUNICAÇÃO LTDA.

Tel. (11) 5542-2655 - Fax (11) 5561-5453

Jornalistas:

Itacir Figueiredo (itacir.figueiredo@wnp.com.br)

Tereza Anunziata (tereza.anunziata@wnp.com.br)

Nenhum comentário: