terça-feira, 6 de outubro de 2009

Encontro sobre cooperação em ciências agrárias e florestais promove integração franco-brasileira

Até o dia 9, em Piracicaba, alunos e professores dos dois países discutem avanços científicos e colaborações possíveis

Organizado com o objetivo de discutir temas relacionados à área de ciências agrárias e florestais, além de reforçar o intercâmbio entre alunos franceses e brasileiros, o seminário “Brasil-França 2009: cooperação em ciências Agrárias e Florestais – O Caso da Esalq e seus parceiros franceses” teve início no dia 5 de outubro. A série de colóquios integra o calendário oficial de comemorações do Ano da França no Brasil e termina dia 9 de outubro. Na cerimônia de abertura reuniu pesquisadores e autoridades dos dois países na sede do prédio de engenharia agrária da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba, no interior paulista.

O diretor da Esalq, José Roque Decher, lembra que a instituição já possui uma parceria de onze anos com instituições francesas. Segundo Decher, há atualmente 40 estudantes brasileiros da universidade na França, enquanto a Esalq abriga 12 franceses. De 1998 até agora, esses intercâmbios envolveram no total 73 brasileiros e 83 franceses, sendo que oito brasileiros e quatro franceses obtiveram a dupla diplomação.

“Dentro do contexto da internacionalização com a universidade, a parceria com diversas instituições francesas foi um passo muito importante, a França é nossa referência mais sólida”, disse Decher.

O colóquio é voltado para docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação dos dois países. Sua programação está dividida em seis painéis com debates durante os quatro dias de sua realização: “Intercâmbio de estudantes e docentes” e “Sustentabilidade socioeconômica e ambiental da cadeia produtiva”, na segunda-feira (5/10); “Política agrícola, desenvolvimento rural e sustentabilidade” e “Relações comerciais Brasil-França”, na terça-feira (6/10); “Manejo integrado de bacias hidrográficas” e “Bioenergia”, na quarta-feira (7/10). No último dia do evento, será realizada uma oficina sobre empreendedorismo.

Para o coordenador do evento, José Leonardo Gonçalves, o evento é uma excelente oportunidade para aproximar ainda mais a universidade piracicabana das demais instituições francesas. “O intuito é fortalecer a internacionalização da pós-graduação e debater alguns temas muito relevantes para a agenda atual, em temas como prioridade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Os seis painéis que organizamos para o evento tratam desses temas de forma bem equilibrada”, disse Gonçalves.

“Recentemente, as grandes escolas francesas de formação agronômica formaram um consórcio de ensino superior com mais de 15 mil integrantes entre pesquisadores e professores. Todos agora são parceiros da Esalq. As parcerias que já existiam antes em projetos de pesquisa nas áreas de ciências florestais e recursos hídricos vão aumentar ainda mais. Essa tendência de aumento de intercâmbio entre os dois países que cresceu muito nos últimos anos tende agora a se acentuar ainda mais”, disse Philippe Petithuguenin, representante do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) e do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (Inra) no Brasil.

A professora Maria Lúcia Vieira, que comandou o primeiro seminário do dia, voltado sobre o tema de dupla-diplomação de alunos franceses e brasileiros, acredita que o resultado dessa parceria é a criação de um profissional com visão de mundo mais aberta: “Essa relação de intercâmbio com a França contribuiu muito para mudar o ambiente da escola, pois os alunos franceses influenciaram muito nos hábitos dos brasileiros, e vice-versa. Essa formação multicultural é muito importante nas empresas. A tendência de mercado é buscar esse perfil”.

Segundo Maria Lúcia, França e Brasil se complementam na área de ciências agrárias, por exercerem práticas distintas. Enquanto o Brasil é grande fornecedor de matéria-prima, a França, por sua vez é transformadora de matéria-prima em commodities.

Para Cornélio Alberto Zolin, doutorando em Gestão de Recursos Hídricos, que veio assistir o evento, o workshop é uma grande oportunidade para conhecer experiências de outros alunos e analisar possibilidades futuras de dupla-diplomação. “Acredito ser muito importante ter um evento desse porte. Na minha área, por exemplo, teremos um dia inteiro destinado quase exclusivamente a recursos hídricos”, afirmou.

Outra estudante a procura de oportunidades no exterior é Janaína Paulino, mestrando em Irrigação e Drenagem, e que trabalha na área de produção de mudas para biocombustíveis: “Espero receber muitas informações sobre a dupla diplomação. Tenho o sonho de sair do Brasil e ter uma experiência no exterior. A França, futuramente, pode ser uma boa opção”.

Já a francesa Marie-Anne Flandin, dupla-diplomada em Agronomia, acredita nas possibilidades profissionais brasileiras. “É também uma grande oportunidade para fazer contatos. O Brasil mostrou ser um país que se deve investir profissionalmente e penso que há muitos projetos os quais os dois países podem desenvolver juntos. É, afinal, a melhor fonte de matéria-prima atualmente”, explicou Marie-Anne.

Serviço
Brasil-França 2009: cooperação em ciências Agrárias e Florestais – O Caso da Esalq e seus parceiros franceses
Local: Esalq – Avenida Pádua Dias, n.º 11 – Piracicaba.
data: do dia 5 ao 9 de outubro
www.esalq.usp.br/workshop.br.fr

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê de patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP.

Realização:
Governo Federal do Brasil e República Francesa

Informações para jornalistas:
Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação
Contatos: (11) 3066-7700 e franca.br2009@entrelinhas.net
As fotos também estão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/francabr2009/ e os vídeos, em http://www.youtube.com/francabr2009

Nenhum comentário: