sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MMA promove mostra de produtos andino-amazônicos na ExpoSustentat 2009

O Departamento de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove a Sala Andes Amazônia na maior feira de negócios sustentáveis da América Latina, a ExpoSustentat. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

A Sala Andes Amazônia (SAA) é um espaço de exposição e troca de experiências de empreendimentos sustentáveis, promovido pelo MMA em parceria da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Configura-se como uma plataforma regional com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na região andino amazônica.

Nesta edição, a SAA apresenta um amplo conjunto de produtos do uso sustentável da sociobiodiversidade de 42 empreendimentos da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Vinte empreendimentos brasileiros estarão presentes com diversos produtos: castanha-do-brasil (castanha bruta, semindustrializada e industrializada), borracha, frutas amazônicas (açaí, cupuaçu, guaraná), óleos (copaíba, andiroba, castanha, buriti), artesanato e biojóias.

Desde 2005, o MMA, por meio do Departamento de Extrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), vem viabilizando este espaço de exposição e troca de experiências de empreendimentos sustentáveis na Exposustentat. Antes destinada somente a empreendimentos brasileiros, a partir de 2007, passou a contar com a parceria da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), constituindo-se em um espaço que reúne e congrega empreendimentos andino-amazônicos.

A realização da Sala Andes Amazônia está relacionada no âmbito do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, em processo de implementação.

Desde 2005, a ExpoSustentat é a única Feira de Negócios na América Latina que promove sustentabilidade em sinergia com um evento internacional de produtos orgânicos, a BioFach América Latina. Esta combinação oferece aos visitantes e expositores uma oportunidade privilegiada de fazer contatos e negócios com atores de diversos países reunidos na mesma data e local.

A ExpoSustentat e BioFach América Latina serão realizadas no Transamérica Expo Center - São Paulo. Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro.

Nenhum comentário: