quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Notas

MacroZEE - Nos dias 7 e 8 de outubro, os representantes do Consórcio do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) Brasil estarão reunidos na Escola de Administração Fazendária, em Brasília, para avançar na elaboração técnica da proposta do MacroZEE da Amazônia Legal. O projeto é coordenado pelo Departamento de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será concluído até o final do ano. O objetivo é agregar e harmonizar os ZEEs estaduais para produzir subsídios que permitam, por exemplo, atrelar os mecanismos de incentivo à produção rural às políticas ambientais, bem como promover o agroextrativismo sustentável, valorizando as cadeias produtivas da sociobiodiversidade explorada pelas populações tradicionais da Amazônia. O Consórcio reúne instituições federais, como Embrapa, Ipea, Petrobras, entre outras, para desenvolver metodologias e executar projetos de aperfeiçoamento do ZEE às necessidades da gestão territorial do País.

Negócios Ambientais - A convite do Departamento de Gestão Estratégica, especialistas em negócios sustentáveis do Espírito Santo fazem palestra nesta quarta-feira (7/10), no Auditório do Ministério da Cultura, às 14h, para apresentar o Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima que está sendo elaborado por aquele estado. O principal objetivo do plano é fomentar novos negócios e ampliar os postos de trabalho ligados ao mercado ambiental. Atualmente, esse mercado movimenta, no mundo, mais de 600 bilhões de dólares anuais. No entanto, a participação dos países desenvolvidos nesse segmento não ultrapassa os 10%. O setor do mercado ambiental que mais cresce está relacionado com o saneamento básico e a gestão de resíduos sólidos. Recente estudo do Banco Mundial mostra que o volume do comércio de produtos e tecnologias relacionados com a mitigação de gases efeito estufa, ou denominados produtos e tecnologias amigáveis com o clima, pode apresentar um crescimento anual entre 7 e 14%, tendo um impacto positivo nos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) através de um aumento da transferência de tecnologia de produtos relacionados com a produção de energias renováveis. Mais informações sobre a palestra - Carla (DGE) - 3105.

Oficina - A Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente promove a oficina Convergências entre as Políticas Setoriais e a Legislação Nacional de Recursos Hídricos, que será realizada nos dias 15 e 16 de outubro de 2009, no salão Violeta do hotel Saint Paul, em Brasília. A atividade se insere na implementação do Programa II, sub-programa II.3 - Adequação, complementação e convergência do marco legal e institucional, do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Mais informações e inscrições : http://www.cnrh.gov.br/oficinapnrh. A efetivação da inscrição ocorrerá mediante a confirmação pela equipe da SRHU/MMA, via e-mail. Vagas limitadas!

Classificados - A seção de Classificados da Intranet do MMA está disponível desde a última sexta-feira (2/10). A partir de agora, para anunciar é necessário aceitar um termo de compromisso ao acessar o link.

Nenhum comentário: