terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pará recebe embaixadores da União Européia

Uma delegação formada por embaixadores de 11 países que integram a União Européia visita o Pará nesses dias 21, 22 e 23, ocasião em que pretendem conhecer de perto a realidade socioeconômica do estado no âmbito das atividades produtivas, o modo de vida de populações tradicionais, o trabalho de algumas organizações da sociedade civil que atuam na área ambiental e as ações do Governo Federal no ordenamento territorial e no fomento à pesquisa, inovação tecnológica e regularização ambiental do governo estadual.

A comitiva é liderada pela embaixadora da Suécia, Annika Markovic. O Parlamento Europeu está sob a presidência da Suécia, que organiza esta missão de caráter institucional. Integram a comitiva os embaixadores Hans-Peter Glanzer (Áustria), Claude Misson (Bélgica), Nikolay Tzatchev (Bulgária), Svend Roed Nielsen (Dinamarca, a partir de Santarém), Ilpo Manninen (Finlândia), ministro Hermann-Josef Sausen (Alemanha), Kees Peter Rade (Holanda), Jacek Junosza Kisielewski (Polônia), Branislav Hitka (Eslováquia), Alan Charlton (Reino Unido) e João José Soares Pacheco (União Européia).

Agenda

A visita se inicia nesta quarta-feira (21), em Marabá, com reuniões de apresentação sobre seus sistemas produtivos e investimentos, feitas pelo Grupo Bertin, pela Sinobras e a Vale. Ao final do dia, a Superintendência Regional do Incra apresenta o programa de ordenamento territorial que está sendo executada no estado do Pará. Está prevista ainda um encontro com lideranças ligadas aos movimentos sociais.

A comitiva, que viaja em vôo comercial, será recepcionada pelo secretário de Governo Edilson Rodrigues, que representa a governadora Ana Júlia Carepa, pelo prefeito Maurino Magalhães e lideranças políticas e representantes de entidades locais. A agenda em Marabá se inicia por volta das 11h50.

Na quinta-feira, 22, a comitiva estará em Santarém, onde será recepcionada pela prefeita Maria do Carmo e pelo diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Jorge Yared, representando o governo estadual. Eles visitam a Escola Floresta, em Alter-do-Chão, e a comunidade Maripá, onde conhecerão um programa de saúde desenvolvido pelo município. Jorge Yared vai discorrer sobre a política de gestão florestal do Estado. A delegação fará inda passeio de barco pelo rio Tapajós.

Na sexta-feira, 23, a agenda será realizada em Belém, começando por uma visita guiada ao Museu Paraense Emílio Goeldi e até o final da manhã se reúnem no auditório do museu, no centro da cidade, para conhecer algumas ações das organizações: Imazon, que vai falar sobre o monitoramento do desmatamento e o programa Município Verde, desenvolvido em Paragominas; The Nature Conservancy, que vai demonstrar o projeto soja sustentável no Oeste do Pará e projetos de Redução por Desmatamento e Degradação Evitados (REDD), em São Félix do Xingu; Conservação Internacional, que vai discorrer sobre mecanismos de REDD nas unidades de conservação da Calha Norte.

O MPEG também vai demonstrar suas pesquisas na Amazônia, com ênfase no Pará e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai apresentar os resultados dos Planos de Manejos das áreas protegidas sob responsabilidade do Estado, na Calha Norte.

No período da tarde, a comitiva vai conhecer um projeto de reflorestamento no município de Vigia, da empresa Pampa Exportações e, ao final do dia, se encontra com a governadora Ana Júlia, no Palácio dos Despachos, para uma reunião de avaliação e eventuais encaminhamentos. A visita oficial se encerra após essa audiência.

Nenhum comentário: