sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Plastivida apoia lei que determina o uso de sacola plástica certificada

A entidade espera que a iniciativa do Rio Grande do Sul, o primeiro estado brasileiro a proibir o uso de sacolas plásticas fora dos padrões da ABN, seja repetida nos demais estados brasileiros.

A Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos apoia a determinação do governo do Rio Grande do Sul, o primeiro no Brasil a proibir o uso de sacolas plásticas sem certificação nos estabelecimentos do Estado. Na quarta-feira (28) foi publicada no diário Oficial a sanção à lei 13.272, que proíbe a disponibilização de sacolinhas, fora dos padrões da norma número 14.937, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As sacolas plásticas de todos os estabelecimentos do Estado terão que seguir a norma com a espessura mínima de 0,027 milímetros e indicar, em quilogramas, a capacidade de carga.

A justificativa da lei aprovada condiz com o que a Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos prioriza e promove - o consumo responsável dos plásticos a partir de conceitos como o dos 3R’s – Redução de desperdício, Reutilização e Reciclagem. As sacolas certificadas suportam o peso das compras e evitem a necessidade do uso de duas ou mais para embalar as mercadorias. Com isso, o consumidor reduz o desperdício. Mais resistentes, as sacolinhas também podem ser reutilizadas mais vezes – para carregar roupas molhadas, guarda-chuva,

Em 2007, a Plastivida desenvolveu o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que tem como objetivo promover as sacolas dentro da norma ABNT e seu uso e descarte responsáveis. Cinco capitais brasileiras já contam com o Programa (São Paulo, Rio Grande do Sul, Salvador, Goiânia e Brasília) e a média de redução de sacolas tem sido superior a 15%. Somente o Pão de Açúcar obteve redução de 35%. Trata-se de uma parceria da Plastivida com o Instituto Nacional do Plástico (INP), a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e associações supermercadistas dos estados,

Paulo Dacolina, diretor superintendente do INP, afirma que a qualidade das sacolas é fundamental para que o produto cumpra sua função. “Fabricada dentro de norma, a sacolinha pode ser usada em sua plena capacidade, reutilizada várias vezes e, finalmente descartada de modo adequado, o que evita desperdício e contribui com o ambiente”, diz Dacolina.

O presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo, ressalta que a lei do Rio Grande do Sul é um passo rumo à sustentabilidade. “Estamos convictos de que a legislação trará ganhos ambientais para toda a população gaúcha, como também contribuirá para sua conscientização ambiental. É um exemplo a ser seguido em outros Estados”, afirma Esmeraldo.

Visite o site da Plastivida: http://www.plastivida.org.br/

Visite o site do INP: http://www.inp.org.br/pt/

Visite o site da Abief: http://www.abief.com.br/

Visite o blog: http://sacolinhasplasticas.blogspot.com/

Siga a Plastivida no Twitter: http://twitter.com/recicleideias

Informações adicionais para a imprensa

Yellow Comunicação

Tel. (11) 3061 4074 – ramal 4

Roberta Provatti, Isabela Barbosa e Marcio Freitas

Nenhum comentário: