quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Plataforma Cidade Democrática utiliza web 2.0 para mobilização cidadã

Ferramenta possibilita formação de rede para propor melhorias para municípios

Já pensou em utilizar uma plataforma on-line para apontar problemas ou criar propostas para melhorar a sua cidade? Uma ferramenta colaborativa de construção de conhecimento com participação de cidadãos, ONGs, empresas e poder público que constitui uma verdadeira mídia social democrática? Pois ela existe: Trata-se do Cidade Democrática, que acaba de lançar oficialmente seu portal.

Com a primeira versão beta criada em março, o site já conta com quase 500 participantes que fizeram, somente em São Paulo, mais de 120 propostas e apontaram 80 problemas. O Cidade Democrática insere-se nos atuais contextos de transformação das mídias, webcidadania e democracia digital; aposta em uma política de transparência que propicia resultados efetivos.

O site foi idealizado por Rodrigo Bandeira, diretor do Instituto Seva, entidade sem fins lucrativos que tem a missão de fomentar a participação cidadã, para possibilitar a articulação direta entre os setores privado, público e cidadão. Dessa forma, todos os participantes podem acompanhar, pelo site, o andamento das propostas.

“Acreditamos que a solução das questões públicas e coletivas só será possível com a participação e o comprometimento de todos. Agora cada um pode participar da solução das questões no seu bairro, na sua rua e ser protagonista da realização dos seus sonhos”, conta Bandeira que, além do site, mantém um twitter com informações sobre experiências de colaboração e participação cidadã.

Por ser uma ferramenta colaborativa, sua utilização aprimora a reflexão com valores como a conversa e atuação em rede com relação a temas públicos. Os usuários podem se agrupar por bairros, cidades ou temas e assim formar uma rede efetiva para discutir melhorias locais. No processo, serão identificadas pessoas e organizações para apoiar a viabilização das propostas mais relevantes. A meta para março de 2010 é ter ao menos cinco mil participantes em todo o país.

Mais Informações

Rodrigo Bandeira de Luna: é mestre em Administração de Pública e Governo e graduado em Administração de Empresas pela FGV, onde também cursou módulo de extensão em Gestão do Conhecimento, tem especialização em Administração para o Terceiro Setor pela Universidade de Nova Iorque.

Site Cidade Democrática: http://www.cidadedemocratica.org.br/

Twitter: twitter.com/cidademocratica

Nenhum comentário: