quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Programa Água Doce inaugura mais uma unidade, desta vez na Paraíba

Nesta quinta-feira (22/10), às 10h, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugura mais uma Unidade Demonstrativa (UD) do Programa Água Doce. Desta vez, na comunidade Fazenda Mata, no município paraibano de Amparo, a 160km da capital João Pessoa.

A UD de Fazenda Mata é a quinta inaugurada desde 2007, quando o programa começou a ser implementado. "Em breve serão inauguradas unidades no Rio Grande do Norte e no Ceará", conta a consultora da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Solange Amarilis dos Santos. A primeira UD foi instalada no assentamento de Caatinga Grande, em São José do Seridó, no Rio Grande do Norte.

De acordo com Solange, o principal objetivo do programa é garantir água potável a comunidades rurais difusas do semiárido, por meio de sistemas de dessalinização. Na UD, a água é retirada do subterrâneo por meio de poços tubulares. Em seguida, passa por um processo de dessalinização, já que no semiárido boa parte dela é salobra. Depois do procedimento, metade se torna potável e a outra metade vira um concentrado salino.

Inicialmente, o concentrado é aproveitado em tanques para a criação de peixes. Depois, serve para irrigar plantações de erva-sal, uma planta capaz de retirar sal do solo e que serve de alimento para bovinos e caprinos. "Primeiro, o programa capacita pessoas da comunidade para operar o dessalinizador. Em um segundo momento, é feito o 'peixamento' nos tanques e, depois, outra capacitação, para ensinar a comunidade a cuidar dos tanques e dos animais", conta a consultora do MMA.

Segundo ela, depois dos treinamentos, a comunidade é convocada a escolher três pessoas que ficarão responsáveis pela administração da UD. "É feito um acordo de gestão", explica Solange. "Mas a equipe do programa continua a dar assistência técnica à unidade, por meio da Embrapa Semiárido, uma das parceiras do Água Doce, e do núcleo estadual do programa na Paraíba", frisa.

O Água Doce está presente nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Os recursos são provenientes do próprio MMA e de parceiros, como a Fundação Banco do Brasil, o BNDES e, no caso da comunidade de Fazenda Mata, do Programa Luz Para Todos, também do governo federal. A iniciativa conta, ainda, com parceiros técnicos, como a Embrapa. "Para a implantação da UD de Fazenda Mata foram investidos R$ 200 mil", informa Solange.

Água Doce - Lançado em 2004, o Programa Água Doce reforça o compromisso do governo federal em garantir o acesso à água de boa qualidade para a população do Semiárido, por meio do estabelecimento de uma política pública permanente. As comunidades beneficiadas são escolhidas com base nos índices pluviométricos, de mortalidade infantil, Desenvolvimento Humano, e na ausência ou dificuldade de acesso a outras fontes de abastecimento de água potável.

Nenhum comentário: