sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pronasci implanta Território de Paz em Belém

A capital paraense recebe na próxima segunda-feira (19) o “Território de Paz” do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) – um conjunto de ações sociais, de prevenção e combate à violência, que tem sido implantado em todo o país. O Ministério da Justiça, responsável pela implementação da política de segurança pública do governo federal, articula essas ações nas esferas do poder executivo (União, estados e municípios), a fim de unir esforços no enfrentamento da criminalidade.

A solenidade de instalação do Território de Paz de Belém está marcada para às 11 horas, no Campos III da Universidade Federal do Pará, Av. Tucunduba s/nº, acesso pela Av. Perimetral, Guamá. Estarão presentes o ministro da Justiça, Tarso Genro, a governadora do estado, Ana Júlia Carepa, e o prefeito Duciomar Costa. Belém será a segunda cidade do Norte do país a contar com um “Território de Paz” – a primeira foi a Zona de Atendimento Prioritário 5, em Rio Branco (AC) – implantado em dezembro do ano passado.

O Território de Paz vai implantar diversos projetos, simultaneamente, para dar aos jovens de 18 a 24 anos a oportunidade de participar de atividades que os afastem do caminho do crime. Envolverá as mulheres das comunidades do Guamá e da Terra Firme no projeto “Mulheres da Paz”. São elas que identificarão os jovens em situação de risco e os encaminharão aos projetos sociais do governo. Também haverá a criação do policiamento comunitário.

Os policiais que atuarão no Território de Paz também estarão preparados para uma relação baseada na confiança com os habitantes do Guamá e da Terra Firme. Eles foram inscritos no programa de valorização do Pronasci, que prevê um acréscimo de R$ 400 nos salários (“Bolsa Formação”), desde que participem de cursos de aperfeiçoamento. E podem, ainda, ter acesso a um plano especial para a compra da casa própria.

Implantação do Território de Paz de Belém

Data: 19/10

Hora: 11h

Local: Campos III da Universidade Federal do Pará, Av. Tucunduba s/nº, acesso pela Av. Perimetral, Guamá

Nenhum comentário: