sábado, 24 de outubro de 2009

Serviço Florestal capacita conselho fiscal na Flona Tapajós

Cerca de 30 moradores da Flona do Tapajós, no Pará, vão receber capacitação do Serviço Florestal Brasileiro a partir desta segunda-feira (26/10), para atuar como conselheiros fiscais em cooperativa. O grupo inclui os seis membros eleitos para o conselho fiscal da Cooperativa Mista Flona do Tapajós (Coomflona) e lideranças das comunidades da região. O curso Capacitação de Conselheiros Fiscais téra 40 horas e será realizado de 26 a 30 de outubro, em Santarém.

A Coomflona vem desenvolvendo um dos trabalhos mais bem sucedidos no país de retirada sustentável de madeira, com a manutenção da floresta em pé, pelos próprios integrantes. Este ano, a cooperativa conseguiu vender 20 mil metros cúbicos de madeira, a serem entregues até o final de dezembro, por R$ 3,9 milhões. Os dois valores são inéditos para o grupo.

Com a tendência de crescimento no volume de madeira, os comunitários têm se preocupado tornar a gerência da cooperativa cada vez mais transparente e eficiente. O conselho fiscal contribui para o controle sobre as ações da associação, e quanto melhor for esse processo, mais benefícios podem ser levados às comunidades da região.

"É uma preocupação que nós temos acompanhar os balancetes para ter informações e colocar para os associados. Um dos objetivos é trazer benefícios para as populações tradicionais. Estamos apostando que vai dar certo", diz o conselheiro fiscal recém-empossado João Pedro Batista, 53 anos, da comunidade Pedreira.

Formação - O Serviço Florestal Brasileiro apóia a Coomflona desde dezembro de 2008, quando um diagnóstico levantou as principais demandas da cooperativa. Desde então, já foram realizados cursos de capacitação em cooperativismo e interpretação de balanços financeiros.

"A Coomflona, além de ser um modelo de gestão do manejo florestal comunitário, é também um laboratório para aplicar cursos que outras comunidades, quando estiverem no grau de maturidade da Coomflona, vão demandar", diz o administrador Hélio Pontes, da Gerência de Florestas Comunitárias do Serviço Florestal. Esse conhecimento ficará disponível para futuros treinamentos pelo Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor).

Nenhum comentário: