quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Autoridades ressaltam importância da Fimai para colocar a pauta ambiental em destaque na sociedade brasileira

A FIMAI - maior feira de meio ambiente industrial e sustentabilidade da América Latina -, começou ontem no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, e apresenta as novidades em bens e serviços ambientais, bem como as tendências tecnológicas do setor. Participaram da abertura oficial do evento diversas autoridades, como o vereador Gilberto Natalini, que considera que a FIMAI já faz parte do calendário de eventos tanto em nível nacional, como internacional. “A feira vem crescendo cada vez mais, mesmo em um ano de crise econômica”, destacou.

Para Zoraide Senden Carmicel, coordenadora da Divisão de Câmaras Ambientais da Cetesb, a feira é muito importante, principalmente por causa dos debates que proporciona na área. “Disseminar fóruns de discussão e diálogo com os mais variados setores a respeito da temática ambiental é uma das qualidades que sempre estão presentes na feira”, ressaltou a especialista.

Paulo Dallari, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp, conta que a entidade continua com a mais absoluta disposição para estruturar campanhas ambientais e, ainda, parabenizou a iniciativa dos organizadores por criarem uma feira como a FIMAI. “Por ser um parceiro e lutador, Julio Tocalino Neto, diretor executivo da feira, coloca a pauta ambiental na sociedade brasileira há 11 anos desde a primeira edição do evento. Por isso, a FIMAI e a Fiesp estarão sempre juntas na disseminação da temática sustentável”, declarou.

Tocalino Neto, por sua vez, informou que, já pelo volume de visitantes na abertura, a exposição promete superar as edições anteriores. “Os visitantes que passarem pela feira vão poder conferir o que há de mais novo no setor, se inteirar e interagir com as empresas presentes”.

Também começaram ontem o SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, e o V Seminário de Resíduos Recicle CEMPRE. Haroldo de Mattos Lemos, presidente do Instituto Brasil Pnuma e vice-presidente do ISO TC 207, que participou da abertura do SIMAI, afirmou que apesar da crise econômica, as empresas continuam investindo na sua participação em eventos como a FIMAI e o SIMAI. “Isso é o reconhecimento da importância deles no cenário socioambiental.” Para ele, as empresas demonstram o comprometimento com a sustentabilidade através da melhoria dos processos, análise do ciclo de vida dos produtos e a busca pela baixa emissão de carbono.

Na solenidade de abertura do V Recicle Cempre, Josemar Picanço, presidente do CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, destacou que a entidade, desde a sua fundação, é uma fonte de informações técnicas sobre a reciclagem e acompanha as tendências desse mercado. “Atualmente, o CEMPRE aborda a questão da reciclagem de eletroeletrônicos através de seus associados, por exemplo. Além disso, as partes interessadas no seminário estão incluídas na cadeia de reciclagem e demonstram que, ao longo dessas cinco edições, evoluímos com a participação de cooperativas, universidades e prefeituras”, informou.

Nenhum comentário: