sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Se a gente não se ‘Raoni’ a gente se ‘Sting’

[Luiz Alho] Durante a realização do Fórum Social Mundial, Belém transformar-se-á em uma verdadeira Babel, em função da diversidade de línguas faladas por nossos ilustres visitantes: Inglês, Espanhol, Alemão, Francês entre outras. Um problema imenso que somente ontem, 19/01, mereceu uma tentativa de enfrentamento e solução. O Ministério do Turismo liberou verba destinada ao Comitê de Apoio ao FSM, da Secretaria de Governo do Pará, visando a ‘convocação’ de professores de línguas estrangeiras para treinamento e atuação como ‘voluntários’ no Fórum.

A falta de tradutores não é uma deficiência de agora, portanto já deveria ter sido buscada uma solução há mais tempo. Uma falha e um descuido gravíssimo para o qual se busca tardia e desesperadamente uma solução.

Nota publicada na coluna Repórter Diário do jornal Diário do Pará, relembra que: “no Pará, aliás, a falta de tradutores é deficiência antiga, em 1988 no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, os donos de hotéis, pousadas e pensões de Altamira se depararam com o problemão na hora de se comunicarem com os clientes estrangeiros, índios ou não, celebridades ou não, vindo de países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, do cantor Sting. Os empresários penaram na mãos de charlatões que na hora do vamos ver não passavam do manjado ‘good morning’, finaliza a nota”.

“Imagina só”, durante o Fórum Social Mundial, onde a diversidade de línguas será muito maior que a de Altamira, no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em 1988.

Tomara que os professores convocados consigam ao menos minimizar a ‘balbúrdia linguística’, na Babel da Amazônia, se não o jeito será tapar o sol com a peneira, lembrando que em 1988 Sting, o cantor inglês, andava à tiracolo com o cacique Raoni, e diante da dificuldade de comunicação a solução foi criar uma linguagem própria em defesa dos povos indígenas do Xingu: ‘SE A GENTE NÃO SE ‘RAONI’ A GENTE SE ‘STING’...

O Fórum Social Mundial está acima de quaisquer diferenças, de raças, sexo, línguas e ideologias e a busca por um mundo melhor há de superar todos os obstáculos. Bem vindos ao Fórum Social Mundial!

Belém, o Pará e a Amazônia recebem a todos com a vontade de ser o ponto de partida para a construção de um mundo melhor. Em nossa cartola estão todos os coelhos que o mundo precisa.
Encontrem-nos e façam bom uso.

Pará unido inteiro, verdadeiro!
Amazônia Verde e Viva, Brasil.
Acorda Pará...

Nenhum comentário: